Pennie Smith, uma renomada fotógrafa, capturou um dos momentos mais icônicos na história da música ao fotografar Paul Simonon destruindo seu instrumento em pedaços no palco do The Palladium, em Nova York.
Smith estava na estrada com a banda durante sua primeira turnê pelos Estados Unidos e os fotografava há duas semanas. Naquela noite em particular, ela mudou de lado e ficou a menos de dois metros de distância de Simonon quando ele de repente se virou em sua direção. Num acesso de raiva, ele ergueu seu Fender Precision como um machado e o arremeteu contra o chão. Smith conseguiu capturar este momento explosivo com sua câmera Pentax 35mm.
A fotografia imortalizou a raiva e a frustração de Simonon em preto e branco granulado. Tornou-se a imagem da capa do álbum “London Calling” do The Clash, de 1979, que é amplamente considerado um dos melhores álbuns de todos os tempos.
Smith inicialmente teve reservas em relação à fotografia, considerando-a fora de foco. No entanto, Joe Strummer, vocalista do The Clash, insistiu que era a foto perfeita para a capa do álbum. A imagem captura um momento símbolo da rebeldia punk e colocou a fotógrafa na história do século XX.
Aproveite para escutar London Calling, do The Clash:
Comente!