Sempre vai existir a eterna rixa entre os fãs da DC Comics e os fãs da Marvel. Os motivos para que cada um torça para um lado são inúmeros e não tem muito o que argumentar, porque ambos os selos tem seus méritos. Meu coração DC bate mais pelo Batman, enquanto meu coração Marvel bate…bem…por quase todos. E pelo menos no quesito jogo o “LEGO Marvel Super Heroes” se mostrou bem superior ao “LEGO Batman 2”.
Uma ameaça paira sobre a Terra. O Dr. Destino reuniu uma equipe de super vilões como Duende Verde, Loki, Abominável, Homem Areia, Magneto, entre outros, e os incumbiu de reunir cubos cósmicos, partes do tessaract para fins que ninguém da SHIELD faz a menor ideia. Logo, os Vingadores liderados pelo Homem de Ferro começam a caçar esses vilões e tentar descobrir um pouco mais sobre seus planos. Mas, as coisas se mostram bastante complicadas e eles precisarão da ajuda de todos os heróis incluindo o Thor, Quarteto Fantástico e os X-Men do Professor Xavier para derrotar esses vilões e salvar a Terra.
Se você jogou qualquer outro jogo da franquia LEGO então já sabe como funciona: cada herói possui habilidades distintas que o ajudarão a desbloquear certas partes das fases, como por exemplo, ao desbloquear a armadura Mark 47 do Homem de Ferro, você ganha a habilidade de derreter peças douradas. Somente o Hulk ou o Coisa podem levantar peças e destravar partes com alavancas e assim por diante. O que significa que você terá que refazer novamente a fase após concluir o “story mode”. Cada vilão aparece em um pedaço específico do universo Marvel, então podem esperar explorar a fundo o laboratório do Senhor Fantástico e até a mansão dos X-Men, mas não se preocupem pois todos eles ficam situados em Nova Iorque e você pode ir voando, correndo ou sequestrar um veículo e ir dirigindo até o local.
Há colaboração de dois a quatro heróis em cada “story mode” e é muito legal e engraçada a interação entre eles, pois o LEGO abusa do humor e neste caso, foram um pouco mais além. As piadas são ótimas e é impossível não rir em alguma das cenas, ainda mais com a dedicação que a equipe de dublagem teve com cada personagem. Inclusive é o ator Clark Gregg que dubla o Agente Coulson, responsável por lhe dar dicas durante o jogo. Sensacional.
Assim como no “LEGO Batman” onde você precisa salvar um certo número de cidadãos em perigo que estão espalhados pela cidade ou nas fases, em LEGO Marvel você precisa salvar ninguém menos que o Stan Lee! Pois é! O bom velhinho, criador de grande parte destes heróis, está em diferentes pedaços do jogo e você precisa salvá-lo. Não se preocupe em procurá-lo, vai dar para ouvir seus gritos de socorro quando passar próximo a ele e o Stan ainda o agradecerá bradando um “Excelsior!” junto com uma frase engraçadinha.
Ao terminar o jogo e descobrir o que os vilões realmente estavam tramando é hora de ir a uma festa na Stark Tower com direito ao DJ Nick Fury e uma narração hilária do Deadpool, que irá lhe contar a versão dele de certas histórias da Marvel, as quais você precisará procurar pelo mapa se quiser ouvi-lo contar todas elas. A parte difícil é debloquear todos os personagens, mais de 100 na verdade, então terá um caminho árduo pela frente se pretende encontrar todos. E estamos falando dos principais heróis e vilões Marvel, o que você sabe, engloba bastante personagem, incluindo até as versões normais como Peter Parker, Tony Stark e Bruce Banner, por exemplo. Alguns são fáceis de conseguir e são desbloqueados ao longo do jogo, outros é preciso terminar o “story mode” para então ter a oportunidade de abri-los em pequenas missões como o Patriota de Ferro e até os Guardiões da Galáxia. E claro, jogar todos os “free play” para liberar mais alguns.
No mais, “LEGO Marvel Super Heroes” é sem sombra de dúvidas o mais divertido de toda a franquia Lego que já pude jogar, o que são basicamente todos com exceção de “LEGO Piratas do Caribe”. Se você é fã da franquia, da Marvel, de ambos ou simplesmente ficou curioso, super recomendo este título. Infelizmente o preço dele é meio salgado (geralmente é vendido a R$199,90) pois é combo juntamente com o bluray do filme “Os Vingadores”. Então é preciso ficar de olho em alguma promoção, como aconteceu na Black Friday que foi onde consegui o meu pela metade do preço.