Vivemos o presente, sonhamos o futuro. Talvez seja uma condição inerente ao encarar a vida sob o efeito do tempo, mas e quando o futuro puder sonhar por conta própria? Se ainda vivo Philip Dick estaria maravilhado com as possibilidades do futuro, já Isaac Asimov provavelmente horrorizado com tantas implicações Aplaudindo ou vaiando a inteligência artificial se tornará realidade nas próximas décadas, prova disso são tantas empresas e investimentos se proliferando na área, ainda assim nos primeiros passos estamos.
Mario Lives é um projeto criado por um grupo de pesquisadores da Universidade de Tübingen, na Alemanha, que apresenta o personagem Mario com capacidade de aprendizado, de curiosidade, de responder e até mesmo “sentimentos”. Recentemente divulgado pela Association for the Advancement of Artificial Intelligence’s (AAAI), o projeto ganhou um vídeo de apresentação que pode ser demasiadamente explicativo para alguns, mas é bem interessante.
O descobrimento do conhecimento pelo Mario no vídeo, que ao pular encima de um Koopa descobriu que podia matar, curiosamente me fez analogia com a história de Adão e Eva no paraíso, ao ganharam experiência do conhecimento. Me pergunto o que faria este Mario caso encontrasse a princesa Pitty neste Mario Lives!
Agora é esperar a hora que vão colocar uma A.I. de verdade no Street Fighter!
Comente!