Escolha sua nave, cada uma com suas vantagens e desvantagens e saia por aí explorando um universo gerado proceduralmente, ou seja, que muda a cada partida. Encontre planetas, estações espaciais, inimigos e eventos de todos os tipos, desde piratas espaciais até buracos negros.
Também é possível equipar-se com armas, sistemas, itens e tripulantes que vão aparecendo pelo caminho, e que vão te ajudar a sobreviver às situações mais absurdas.
Mas o que faz o This Means Warp ser divertido é seu modo cooperativo, que permite jogar com até quatro cabeças, seja localmente ou online. Cada um pode assumir um papel diferente na nave, como piloto, engenheiro, atirador ou médico, e tem que coordenar as suas ações com os outros para manter a nave funcionando e combater os inimigos.
É claro que nem sempre as coisas saem como planejado, e é aí que mora o perigo. Precisaremos lidar com incêndios, invasores, falhas nos sistemas, e muito mais, tudo isso enquanto tentamos não bater em asteroides ou sermos sugados por um buraco de minhoca.
Também tem um modo solo, para quem gosta de jogar sozinho, mas que é bem mais difícil e desafiador.