Cacá Veríssimo lança neste 30 de outubro o seu novo single como cantautora. “Fluir”, composição própria, tem sonoridade que remete às novas e tradicionais gerações da MPB. Embora tenha surgido em um momento de dificuldades e de desesperança, a principal mensagem é de gratidão à vida, e de fogo em celebrá-la, a partir de um arranjo colorido, leve, dançante e otimista. “Fluir”, que tem arranjos de Samuel Quadros e Augusto Dossa, está disponível nos principais serviços de streaming.
Cacá Veríssimo, que hoje tem 57 anos, conta que “Fluir” é uma composição antiga, que mudou de significado ao longo dos anos. “A música surgiu como um desabafo, quando eu tinha 39 anos e descobri que estava com câncer de mama. Neste momento fluir significava partir, soltar da mão das pessoas que eu amava e ir. Fiz a música e guardei, tudo era ainda muito dolorido. E foi a melhor coisa que fiz, guardar, pois venci, repensei muitas coisas, aprendi a dançar pela vida e aprendi a fluir. Estou no meu melhor momento e ‘Fluir’ tem hoje um significado maravilhoso, completamente inverso do que tinha quando surgiu.”
“Sempre faço minhas letras e melodias na cabeça e guardo. Só depois vou para o piano e vou harmonizando. Então, ‘Fluir’ ficou na cabeça e, neste ano, tendo superado mais um desfio no ano passado, resolvi que era hora de deixá-la fluir também e cantar e dançar pela vida como digo no refrão, pedindo ao Pai que proteja nosso entardecer e compartilhar que todos precisamos de mãos dentro das nossas mãos para seguirmos em frente e, se possível que a estrela guia espere o meu querer para partir.”, descreveu Cacá, nascida na cidade de Passo Fundo-RS.
O lançamento de “Fluir” é o sexto de Cacá Veríssimo como cantautora, projeto lançado em 2022. Seus lançamentos incluem o álbum “Travessia” (2011), com oito composições autorais no piano no formato de trilhas, e três livros infantis com CD encartado, que tem com foco unir música, folclore e literatura, projeto que já alcançou mais de 8 mil crianças. O último livro deu origem ao single “Tudo Pode Mudar”, gravado com um coletivo de artistas, que ganhou o Prêmio Funcultura, de 2023.
Após “Fluir”, a artista lançará em dezembro um álbum infantil, com 10 canções nas quais faz adaptação de letras que ensinam música por meio da própria música. “A proposta é utilizar as melodias de canções folclóricas, resgatando-as, trabalhando a memória coletiva para a compreensão dos conteúdos da linguagem musical, a ser lançado em dezembro deste ano. Para 2025, terei o lançamento de dois singles ainda no primeiro semestre.”, disse Cacá Veríssimo.
Ficha técnica
Composição da letra e da música: Cacá Veríssimo
Arranjos: Samuel Quadros e Augusto Dossa
Intérprete: Cacá Veríssimo
Guitarras: Augusto Dossa
Baixo elétrico: Augusto Dossa
Piano: Cacá Veríssimo e Samuel Quadros
Teclados: Samuel Quadros
Percussão: Samuel Quadros
Divulgação: Vitrola Play
Fotos de divulgação: Ane Apio