A pesquisadora Patrícia Machado lança na próxima semana, dia 3 de outubro, seu mais novo livro, Cinema de Arquivo: Imagens e Memória da Ditadura Militar. A obra, fruto de anos de pesquisa e apoiada pela Faperj, promete ser um marco nos estudos sobre o período da ditadura militar no Brasil.
Um olhar único através das lentes do cinema
“Cinema de Arquivo” apresenta uma narrativa rica e detalhada da ditadura militar, baseada em uma vasta pesquisa de arquivos cinematográficos. Através de imagens e documentos inéditos, a autora resgata memórias e histórias que foram silenciadas por décadas.
A obra, que será lançada com sessão de autógrafos no Solar Grandjean de Montigny, na PUC-Rio, no dia 03 de outubro, a partir das 18h, convida o leitor a uma reflexão profunda sobre o passado e suas implicações no presente.
Um alerta para o presente
O lançamento do livro ocorre em um momento crucial, marcado pela crescente polarização política e pelo ressurgimento de discursos que defendem a volta da ditadura militar. Patrícia Machado alerta para a importância de preservar a memória desse período e de combater a tentativa de reescrever a história.
Cinema de Arquivo: Imagens e Memória da Ditadura Militar é mais do que um livro de história, é um chamado à reflexão sobre a importância da memória e da luta por justiça.
Serviço:
Lançamento: 3 de outubro, 18h
Local: Solar Grandjean de Montigny, PUC-Rio (R. Marquês de S. Vicente, 225, Gávea)
Autora: Patrícia Machado
Editora: Sagarana Editora
Comente!