No âmbito dos 30 anos de morte de Tom Jobim, Paula Morelenbaum e Arthur Nestrovski lançam “Jobim Canção”, álbum que chega às plataformas no dia 12 de novembro (Biscoito Fino). Nada mais natural para a cantora que integrou a Nova Banda de Jobim por uma década, e é reconhecida internacionalmente como uma das maiores intérpretes deste repertório. E também para o solista de “Jobim Violão”, álbum que é referência para violonistas e jobinianos.
Traçando um arco de cinco décadas, “Jobim Canção”reúne um acervo mínimo – 10 canções –, mas representativo da carreira do compositor Antônio Carlos Jobim (1927/1994). “A lista partiu do desejo de Paula de gravar apenas músicas que nunca tinha registrado antes, nos próprios discos dela. Só depois de selecionarmos as 10 faixas, quando pesquisamos as datas de composição de cada uma, foi que percebemos o arco de cinco décadas de criação musical de Jobim. Veio a calhar, fazendo eco às videoaulas da série ‘A Longa Arte de Antônio Carlos Jobim’, que fizemos juntos para as plataformas da revista Piauí”, pontua Arthur Nestrovski.
Para Paula Morelenbaum, a convivência com o maestro, por intensos 10 anos, foi enriquecedora em todos antigos, sobretudo como cantora e musicista. “A minha única experiência havia sido com o grupo vocal Céu da Boca, todos muito jovens como eu. Quando entrei para a Nova Banda pude viajar pelo mundo, vivenciar o showbiz internacional. Fora isso, o Tom sempre me chamava para cantar números solo em shows, álbuns e programas que fazia. Entendi que ele gostava da minha voz e do meu jeito de cantar”. Os dez anos de convívio musical transformaram-se em amizade, e mudaram a percepção de Paula sobre as canções do compositor: “Me tornei PHD em Tom Jobim!”.
As três músicas mais antigas do álbum são do ano de 1958: “Cala, Meu Amor”, lindo samba-canção, hoje esquecido, com letra de Vinicius de Moraes; um clássico da bossa nova, “Caminhos Cruzados”, com letra de Newton Mendonça; e o clássico dos clássicos “Eu Não Existo Sem Você”, também de Tom e Vinícius, que Paula canta num dueto com José Miguel Wisnik.
Dos anos 1960, vêm “Wave” (letra e música de Tom Jobim) e uma das primeiras parcerias de Tom com Chico Buarque, “Pois É”, aqui novamente com a letra original de Chico, alterada, não se sabe por quê, nem por quem, na famosa gravação do disco Elis e Tom (e, de lá para cá, por todo mundo).
Como uma espécie de aceno a seu próprio disco solo dedicado a Jobim, Arthur Nestrovski toca “Nuvens Douradas” (1972), que Tom mandou para Chico botar letra – mas ele não fez. Ouvimos, então, a canção com a não-letra, ou ausência de letra de Chico. Outro número instrumental é a suíte “Gabriela” (1987), em versão inédita para dois violões: Nestrovski e João Camarero, que também participa de duas outras faixas, com o seu 7 cordas.
Metade do disco conta com a percussão de Marcelo Costa. Isso inclui desde uma bossa nova tardia como “Você Vai Ver” (1980) até a canção ecológica “Passarim” (1987), defendendo uma causa da qual Tom Jobim foi pioneiro. E ainda o irresistível samba “Piano na Mangueira”(1991), de Tom e Chico, que estava no último disco lançado em vida pelo “maestro soberano”.
Em “Jobim Canção”, as composições de Tom ganham identidade nova, nesse ambiente de violão, ou violões, flutuando um pouco acima do chão. Trinta anos depois de sua morte, o disco é uma forma de honrar a arte brasileira de Jobim; honrar, também, depois dele e com ele, a vida brasileira que nos cabe.
Repertório:
1 – PASSARIM (ANTONIO CARLOS JOBIM)
Part. Especial: JOÃO CAMARERO
2 – CAMINHOS CRUZADOS (ANTONIO CARLOS JOBIM / NEWTON MENDONÇA)
3- WAVE (ANTONIO CARLOS JOBIM)
4- VOCÊ VAI VER (ANTONIO CARLOS JOBIM)
5 – PIANO NA MANGUEIRA (ANTONIO CARLOS JOBIM / CHICO BUARQUE)
Part. Especial: JOÃO CAMARERO
6 – NUVENS DOURADAS (ANTONIO CARLOS JOBIM)
7 – CALA, MEU AMOR (ANTONIO CARLOS JOBIM / VINICIUS DE MORAES)
8 – EU NÃO EXISTO SEM VOCÊ (ANTONIO CARLOS JOBIM / VINÍCIUS DE MORAES)
Part. Especial: JOSÉ MIGUEL WISNIK
9 – GABRIELA (ANTONIO CARLOS JOBIM)
Part. Especial: JOÃO CAMARERO
10- POIS É (ANTONIO CARLOS JOBIM / CHICO BUARQUE)
Jobim Canção – Ficha Técnica
Paula Morelenbaum, voz
Arthur Nestrovski, violão
Com Zé Miguel Wisnik, voz
João Camarero, violão de 7 cordas
Marcelo Costa, percussão
Gravado no Estúdio Supersônica (São Paulo), em agosto de 2024
Técnico: Flávio Pereira
Mixagem: Lucas Nunes
Masterização: Lucas Ariel
Fotos: Renato Parada
Capa: Alles Blau