“Eis aqui uma maneira direta, diferente e divertida de contar e curtir a história: um dicionário.”
Abrindo alas para as comemorações dos 200 anos da Independência do Brasil, que acontece em 2022, o escritor que está à frente do programa “Não vai cair no Enem”, Eduardo Bueno, lança, pela Editora Piu, o Dicionário da Independência – 200 anos em 200 verbetes.
Um livro ilustrado e colorido que nasce como uma obra infantojuvenil, mas que, com certeza, vai agradar todas as idades.
Sua linguagem descontraída vem acompanhada de informações preciosas a respeito do que aconteceu antes, durante e depois do Grito do Ipiranga. Entre personagens famosos e outros nem tanto, os verbetes começam em Abdicação e terminam em Zodíaco, revelando que Eduardo ‒ fiel ao estilo que o consagrou com um milhão de leitores ‒ vai do mais óbvio ao mais inusitado.
Como o próprio autor escreve em sua introdução “É um livro bem direto – e um tanto diferente também, porque em geral a história não é contada desse jeito. Mas faz sentido contá-la assim, pois, no fim das contas, o turbulento processo que resultou na separação do Brasil de Portugal pode ter se dado por meio de ações, mas se concretizou por meio de palavras. No caso, duas palavras bem poderosas e que ainda ressoam com toda a força: ‘Independência ou morte!’”.
As ilustrações do Dicionário da Independência são de Paula Taitelbaum, escritora, ilustradora e companheira de Eduardo Bueno. A partir de imagens antigas, muitas delas de Debret, Paula realizou colagens e interações nas cores verde, azul e laranja. A designer Tereza Bettinardi foi a responsável pelo projeto gráfico.
Comente!