A paisagem das salinas e a memória transformada são temas centrais do autor; lançamento acontece no dia 11 de outubro, às 16h, na Casa Gueto, durante a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip)
A Flip 2024 será palco do lançamento de “refinaria” (Sophia Editora, 120 págs.), livro de estreia do editor e escritor fluminense Rodrigo Cabral. A obra, composta por poemas que dialogam com as transformações da paisagem da Região dos Lagos (RJ) e com a memória afetiva do autor, será apresentada ao público na Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) 2024. O autor fará uma sessão de autógrafos no dia 11 de outubro, às 16h, na Casa Gueto (Rua Benedito Telmo Coupê, 277, Centro Histórico, Paraty). Os visitantes da Flip poderão adquirir exemplares do livro diretamente no local.
Em “refinaria”, Rodrigo utiliza a poesia como ferramenta para explorar cenários em constante mutação. O livro retrata com sensibilidade a relação do autor com o espaço onde cresceu, Cabo Frio e a Laguna de Araruama, a maior do mundo em hipersalinidade permanente. “Ouvi o que esses cenários diziam sobre minhas memórias, sempre borradas e fragmentadas ”, conta.
Rodrigo reflete sobre os processos contínuos de transformação e refino, tanto no território como na própria vida e no ato de escrever. A figueira centenária da rua da infância do autor, por exemplo, torna-se inspiração porque é um dos poucos elementos que permanecem em meio ao que se transforma. Os poemas se movem entre temas como a relação do autor com o pai, a paisagem local e as dinâmicas internas da memória. “O livro também trata da própria escrita, ao texto constantemente revisto, refeito e relido, em um processo contínuo de busca por significado”, revela o escritor.
Os versos do livro equilibram a linguagem regional com uma universalidade poética, permitindo que os leitores encontrem pontos de conexão tanto com o cenário local quanto com as emoções e vivências humanas. Além disso, a obra faz referência à formação geológica da camada pré-sal e traça paralelos com a história da cana-de-açúcar em Campos dos Goytacazes, cidade natal do autor.
Sobre o autor
Rodrigo Cabral, 34 anos, nasceu em Campos dos Goytacazes (RJ) e cresceu em Cabo Frio (RJ), onde fundou a Sophia Editora. Sua escrita é fortemente influenciada pelas paisagens da Região dos Lagos e pelas memórias de infância, temas centrais de sua obra poética.
Em 2024, Rodrigo foi segundo colocado no Prêmio Off Flip de Literatura na categoria Contos e finalista na categoria Poesia. As antologias serão lançadas no Sesc Santa Rita, no dia 10 de outubro, a partir das 15h.
No ano anterior, conquistou o terceiro lugar no Festival de Poesia de Lisboa e, em 2022, foi também finalista do Prêmio Off Flip na categoria Poesia. Como editor da Sophia Editora, fundada em Cabo Frio, ele tem se dedicado a preservar e divulgar a história, a memória e o patrimônio cultural da região. “refinaria” é seu primeiro livro publicado.
Confira um trecho do poema “pulsação d’água”, de “refinaria”, de Rodrigo Cabral:
a pulsação d’água
contrai e expande
o que a palavra refina
nos batimentos
das remingtons
debulhando botões
verdejando espasmos
na restinga das paráfrases
dos átrios e ventrículos
para os vasos de alta salinidade
onde ovos chocam
onde vogais e camarões
ruborizam
onde aspas rebentam
no íntimo dos glóbulos
n’aorta das sílabas
enquanto o hífen-cateter
da célula-mater
mantém o ritmo da criação
em gênese: arritmia
Comente!