O pesquisador, professor e escritor Edmar Neves (@edmarnevess) lança seu livro “O catador de histórias” (64 págs.) no espaço Favela Literária, na Expo Favela Innovation Brasil, feira de negócios que visa conectar empreendedores da favela e do asfalto. O lançamento faz parte da programação de domingo (8/12), acontecendo às 17h30, no Expo Center Norte (Avenida Otto Baumgart, 500 – Vila Guilherme, São Paulo – SP).
Contemplado pelo edital ProAC/SP, a história em quadrinhos reúne três importantes Itans, que são narrativas associadas aos Orixás, e, a partir deles, apresenta para crianças um pouco da cultura afro-brasileira e também importantes ensinamentos sobre escuta, alteridade, respeito e confiança. A obra publicada pela Editora Jandaíra possui ilustrações do quadrinista Afa Vasquez e paratextos desenvolvidos para auxiliar diferentes tipos de leitores e mediadores de leitura, como glossário e referências bibliográficas.
Dedicada ao sobrinho de Edmar, Pedro, o livro tem como objetivo proporcionar ao público infantil o maior entendimento sobre a cosmovisão africana – mais especificamente banto-iorubá – de que não há a distinção maniqueísta de bem e mal, sendo que os elementos de nossa existência possuem aspectos positivos e negativos dentro de si.
A busca pela valorização da cultura afro-brasileira está no cerne de toda a obra, inclusive até mesmo na escolha da editora que tem em seu catálogo títulos que buscam apresentar e debater a cultura e a vivência da população negro-brasileira nos seus mais amplos aspectos. Segundo o escritor, seu livro é um lembrete de que mesmo tendo que sobreviver em um ambiente extremamente hostil que ainda busca exterminar sua existência nos mais diversos âmbitos, a população negra do Brasil consegue manter suas tradições e seus traços culturais vindos de várias regiões do território africano vivos, através de sua religiosidade ou de outras práticas cotidianas.
Sobre o autor
Edmar Neves se define como filho de Oxóssi e nasceu em Mogi Mirim, mas passou grande parte de sua vida em Mogi Guaçu, também no estado de São Paulo. É licenciado em Letras, pela UFSCar, mestre e doutorando em Teoria e História Literária, pela Unicamp. Desenvolve pesquisas sobre literatura brasileira contemporânea, literatura e grupos marginalizados e pensamento literário e social. Além disso, atua como professor de médio e técnico, pesquisador, redator e produtor cultural. “O catador de histórias” é sua estreia literária.
Seu grande mentor é o escritor santista Plínio Marcos. “Tudo que eu escrevo e pesquiso hoje foi graças às leituras que fiz dos roteiros de suas peças teatrais e de seus contos, quando estava no final da adolescência”, destaca Edmar.
EVENTO
O que: Lançamento do livro “O Catador de Histórias” na Favela Literária, Expo Favela
Onde: Expo Center Norte – Avenida Otto Baumgart, 500 – Vila Guilherme, São Paulo – SP
Horário: a partir das 17h30
Comente!