Escrito pela professora Helena Martins, do curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda da Universidade Federal do Ceará (UFC), aborda as seguintes questões: desinformação, uberização do trabalho, coleta de dados pessoais, crescimento da vigilância por meio das redes sociais e dispositivos tecnológicos, multiplicação de produtores de conteúdo. São muitas as mudanças vivenciadas no tempo presente e que estão associadas às tecnologias da informação e da comunicação.
Intitulado Comunicações em tempos de crise – economia e política, o trabalho apresenta uma discussão panorâmica sobre as comunicações, passando por seu papel na construção da hegemonia, tanto do ponto de vista ideológico quanto econômico. Nesse sentido, traz histórico da radiodifusão e das telecomunicações e analisa as políticas que foram implementadas nesses setores nos últimos anos. Atualizando o debate sobre a democratização da comunicação, aponta que as corporações mais valiosas do mundo são, hoje, vinculadas às comunicações digitais, como Google, Facebook, Apple e Microsoft, as quais se configuram hoje como monopólios, exercendo também papeis políticos.
Uma obra atual para entender as alternativas para a democratização do sistema de radiodifusão, de telecomunicações, das novas plataformas de conexão de informações das diferentes mídias, contra o atual modelo de concentração econômica e política da informação. Voltada para todos aqueles e aquelas que desejam quebrar a dominação ideológica dos setores ultraconservadores, construir alternativas para uma comunicação democrática, e garantir o livre debate de ideias de interesse da sociedade brasileira.
SERVIÇO
Lançamento do livro “Comunicações em tempos de crise: economia e política” com a presença da autora Helena Martins (UFC).
Dia: 12/2
Horário: 19 às 22h
Local: Livraria Lamarca – Av. da Universidade, 2475. Benfica – Fortaleza – Ceará.