Em uma revelação surpreendente, Kazuhiko Torishima, ex-editor de Dragon Ball, afirmou que o mangá One Piece foi crucial para salvar a revista Weekly Shonen Jump da falência. Esta declaração, feita durante uma entrevista recente, destaca a importância de One Piece não apenas como um fenômeno cultural, mas também única num momento de reviravolta da indústria de mangás.
Nos anos 90, a Weekly Shonen Jump enfrentava um período de incerteza. Após o término de Dragon Ball, um dos seus maiores sucessos, a revista viu suas vendas caírem drasticamente. A pressão para encontrar um novo sucesso era imensa, e foi nesse cenário que Eiichiro Oda apresentou One Piece. Inicialmente rejeitado três vezes pelos executivos da Shonen Jump, o mangá finalmente começou a ser serializado em julho de 1997.
Desde seu lançamento, One Piece rapidamente conquistou uma legião de fãs. A história de Monkey D. Luffy e sua busca pelo tesouro lendário, o One Piece, trouxe uma nova vida à Shonen Jump. Com uma narrativa envolvente e personagens carismáticos, o mangá não só atraiu leitores, mas também gerou uma série de produtos derivados, incluindo animes, filmes e mercadorias, que contribuíram significativamente para as receitas da revista.
Torishima destacou que a influência de Takanori Asada, um editor relativamente novo na época, foi fundamental para o sucesso de One Piece. Descrito como alguém com uma “atitude ruim” que quase o levou a ser transferido, Asada acreditou no potencial de Oda e lutou pela serialização do mangá. Essa decisão se mostrou acertada, pois One Piece não só estabilizou as finanças da Shonen Jump, mas também a elevou a novos patamares de popularidade.
À medida que One Piece se aproxima de seu clímax, sua jornada serve como um lembrete de que, às vezes, as maiores histórias nascem dos momentos mais desafiadores.