Dia 6 de setembro, sexta-feira, às 20h30, a pianista ucraniana Valentina Lisitsa toca na Sala São Paulo. Além de Chopin, no programa terá Mussorgsky. Na data acontecerá o lançamento do 3º Festival Chopin. A realização é da Sociedade Chopin do Brasil.
Valentina nasceu em Kiev, na Ucrânia, e iniciou seus estudos de piano aos 3 anos de idade e deu seu primeiro recital um ano mais tarde. Graduou-se pelo Conservatório de Kiev e em seguida se mudou para os Estados Unidos onde fez seu primeiro recital profissional em Nova York em 1995. Lançou 9 álbums para a Decca com obras de Rachmaninoff, Chopin, Philipp Glass, Liszt e Scriabin. Em 2022 lançou três álbuns pela gravadora francesa Naïve. Criou seu próprio selo “Queen of Rachmaninof” e lançou 24 Estudos de Chopin e a integral dos Noturnos em CD duplo. Atualmente divide o seu tempo entre Moscou e Estados Unidos.
Programa
M. Mussorgsky (1839-1881)
Quadros de uma exposição
”Promenade”
”Gnomus”
” Promenade”
”Il Vecchio Castello”
”Promenade”
”Tuileries”
”Bydlo”
”Promenade”
”Ballet des Petits Poussins dans leurs Coques”
”Samuel Goldenberg et Schmuyle”
”Promenade”
”Limoges, Le Marché”
”Catacombae, Sepulcrum Romanum”.
“Cum Mortuis in Língua Mortua”
”La Cabane de Baba-Yaga sur de Pattes de Poule”
La Grande Porte de Kiev”
Intervalo
F. Chopin (1810-1849)
Fantasia em Fá menor, Op. 49
Três valsas
Grande valse brilhante em Lá sustenido maior OP.34 No. 1
Valsa em Dó sustenido menor Op64 No 2
Valsa Dó maior Op.64 No 1
Fantasia -impromptu em Dó sustenido menor Op. 66
Polonaise em Fá sustenido menor Op 44
Scherzo No. 2 em Sí bemol menor, Op.31
Valentina Lisitsa é a primeira artista de música clássica a converter seu sucesso digital via YouTube, em potente carreira internacional. Sua técnica precisa e sensibilidade artística a levaram a se apresentar nas principais salas de concerto da Europa, Estados Unidos, América do Sul e Ásia como a Philharmonia de Berlim, o Thèâtre des Champs-Elysées em Paris, a Grande Sala do Conservatório de Moscou, o Wigmore Hall em Londres, e o Carnegie Hall em Nova York, além de festivais como BBC Proms, em Londres. Foi solista junto a orquestras prestigiosas como a London Symphony, Orchestre de Paris e a Staatskapelle Dresden.
Valentina nasceu em Kiev, na Ucrânia, e iniciou seus estudos de piano aos 3 anos de idade e deu seu primeiro recital um ano mais tarde. Graduou-se pelo Conservatório de Kiev e em seguida se mudou para os Estados Unidos onde fez seu primeiro recital profissional em Nova York em 1995. Lançou 9 álbums para a Decca com obras de Rachmaninoff, Chopin, Philipp Glass, Liszt e Scriabin. Em 2022 lançou três álbuns pela gravadora francesa Naïve. Criou seu próprio selo “Queen of Rachmaninof” e lançou 24 Estudos de Chopin e a integral dos Noturnos em CD duplo.
Serviço
6 de setembro, sexta-feira, às 20h30
Recital Valentina Lisitsa
Realização: Sociedade Chopin do Brasil
Sala São Paulo
Praça Júlio Prestes, 16
Tel: (11) 3367-9500
Centro – São Paulo – SP
Capacidade: 1388 lugares
Ingressos: R$50,00 a R$200,00
Link https://salasaopaulo.byinti.com/#/event/lancamento-festival-chopin