Adriano Salhab & Forró Xique Xique lançam álbum “A Rabeca Secreta”

O músico pernambucano Adriano Salhab se une ao grupo Forró Xique-Xique para celebrar os ritmos nordestinos no álbum A Rabeca Secreta.


Adriano Salhab

O renomado multiartista pernambucano Adriano Salhab e a banda Forró Xique Xique unem-se em um caldeirão sonoro no álbum “A Rabeca Secreta”, lançado pelo selo Fervo, da conceituada yb music. Essa parceria tem como objetivo reverenciar os tradicionais ritmos nordestinos, com destaque para o forró, em um trabalho que vai além dos estereótipos, apresentando um repertório plural e autoral.

“Há muito tempo eu devia um disco autoral totalmente voltado ao universo do forró. Há pelo menos duas décadas, atuo nos ciclos juninos de Recife e mais recentemente de São Paulo, sempre incluindo clássicos como Luiz Gonzaga e Alceu Valença, assim como artistas pernambucanos mais modernos, como Mestre Ambrósio e Cumadre Florzinha. Esse álbum complementa minha trajetória musical, prestando uma homenagem adequada às minhas origens regionais e explorando minha ascendência árabe, como pode ser percebido na música de trabalho ‘Forró do Libanês’. O disco abrange o rico panorama rítmico dos salões de barro pisado e dos forrós pé de calçada”, conta o artista

Das 12 faixas do álbum, Adriano assina 10 composições e os arranjos. Além disso, ele gravou todos os instrumentos de base, contando com a participação especial de Hugo Lins na viola em duas faixas e Amanda Ferraresi no violoncelo em outras duas. O coro feminino composto por Jamille Queiroz, Mara Braga e Carina Iglésias traz brilho aos refrões e está presente em quase todas as músicas.

Destaca-se também a participação da cantora cearense Jamile Queiroz na faixa “Homem Forró/Mulher Forró”, que faz uma sutil crítica ao machismo presente em diversos universos musicais tradicionais. Além disso, Filipe Edmo divide a autoria da música “Pisada Seca”, que retrata a histórica exploração dos trabalhadores nas usinas de açúcar.

O álbum também presta uma homenagem ao mestre cirandeiro Santino de Nazaré da Mata, com a canção “Santo Velho”, escrita por João Paulo Rosa e Valfrido Santiago, trazendo um pouco da atmosfera rural dos canaviais da Zona da Mata para essa produção concebida e realizada em São Paulo.

Ficha técnica:

Composição: Adriano Salhab

Arranjos: Adriano Salhab

Instrumentos de base: Adriano Salhab

Participações Especiais: 

Hugo Lins: Viola (em duas faixas)

Amanda Ferraresi: Violoncelo (em duas faixas)

Coro Feminino: Jamille Queiroz, Mara Braga, Carina Iglésias

Cantora convidada: Jamile Queiroz (na faixa “Homem Forró/Mulher Forró”)

Co-autoria da música “Pisada Seca”: Filipe Edmo

Música “Santo Velho”:

Composição: João Paulo Rosa e Valfrido Santiago

Homenagem a Santino de Nazaré da Mata, mestre cirandeiro

Produção: Adriano Salhab

Local de Produção: São Paulo, SP