Morreu na quinta-feira a repórter e apresentadora da Rede Globo Glória Maria. Em 2019 ela foi diagnosticada com um câncer no pulmão, tratado com radioterapia, sofreu metástase no cérebro, tratada com cirurgia que inicialmente foi bem-sucedida. Em meados de 2022 iniciou uma nova fase do tratamento para impedir o avanço de novas metástases, mas tal procedimento deixou de surtir efeito nos últimos dias.
É impossível se lembrar de Glória Maria, essa pioneira como mulher negra e periférica a estar à frente do jornalismo do maior veículo de mídia da América Latina, sem citar as históricas entrevistas com nomes do mundo da música. Você confere abaixo alguns desses momentos de Glória Maria no meio pop internacional.
Freddie Mercury
Essa provavelmente foi a que ficou mais famosa na era da internet. Tudo porque supostamente o vocalista do Queen teria sido hostil com a jornalista durante a entrevista em janeiro de 1985, quando a banda veio ao primeiro Rock In Rio, retrucando com ironia as perguntas que ela fazia. Inclusive ressaltando que umas das indagações era repetida. Na verdade tudo se tratou de uma edição não oficial, e as perguntas repetidas foram feitas porque a gravação precisou ser refeita. Glória sempre se referiu a Freddie como um homem distinto, gentil e brincalhão.
Mick Jagger
Quando o Rolling Stone veio ao Brasil gravar o famigerado short film “Running Out of Luck” , em que o inglês passa por maus bocados em terras brasileiras (vale conferir a “pérola” em algum post perdido no YouTube), Jagger deu entrevista a Glória no Jornal Nacional.
Michael Jackson
Em fevereiro de 1996 o Rei do Pop veio ao Rio para gravar o videoclipe da música ‘They Don’t Care About Us’, do disco “HIStory”, que também teve partes gravadas em Salvador. Michael não deu entrevista , mas disse “I love you, Brazil”, para as câmeras do Fantástico e apresentadora ainda ganhou do astro um beijo no rosto.
Madonna
Em 2005, a Rainha do Pop estava lançando o álbum “Confessions on a Dance Floor”. Apesar de já ser veterana em entrevistas com astros, Glória ficou um pouco apreensiva em entrevistar a Material Girl, conhecida por não ser uma pessoa muito receptiva com jornalistas. “Diziam que a Madonna era difícil. Foi antipaticíssima com a Marília Gabriela e debochou do seu inglês”, lembrou ela ao Memória Globo. Usou da sinceridade para tentar quebrar a popstar. “Madonna, eu tenho quatro minutos, vou errar no inglês, estou assustada, acho que já perdi os quatro minutos”, disse ao chegar para a entrevista. A artista abriu um sorriso e foi só gentileza, dizendo a Glória que ela teria ali o tempo que ela precisasse.
Elton John
Em 2001 entrevistou Elton John na própria casa do Rocketman, que contou sobre como foi ter encontrado o amor da vida dele, David Furnish, com quem tem um relacionamento há 30 anos e como conseguiu ser feliz mesmo depois que deixou as drogas e o álcool.