Unidas por uma tigela de açaí, as bandas Biltre e Tuyo lançam a parceria “Lara”, já disponível nas principais plataformas de música pelo selo MangoLab. A faixa ganha também um clipe que soma o bom humor do quarteto carioca com as harmonizações climáticas do trio paranaense.
Assista a “Lara”:
“Lara” é sucessor de “Vamos gozar”, single em parceria com a cantora Letrux que iniciou uma série de colaborações que resultará em um EP da Biltre com lançamento previsto para breve. Agora, o grupo recorre aos timbres delicados da Tuyo para tecer uma canção de puro afeto, mas sem deixar de lado o seu lado cômico. A letra narra uma cena inusitada: a vontade de cuidar de alguém que acorda com uma fome voraz na madrugada. A solução é compartilhar um açaí, também presente no clipe. Entre colheradas generosas, Machado, Lio e Lay Soares – a Tuyo – e Arthur Ferreira, Dioclau Serrano, Diogo Furieri e Vicente Coelho – a Biltre – mostram o lado doce dessa “lara”.
Apesar da distância geográfica entre as duas bandas, a colaboração se tornou possível quando a Tuyo foi – pela primeira vez – ao Rio de Janeiro com a turnê do seu elogiado disco “Pra curar”, no início de 2019.
“Conheci a Tuyo num show que eles fizeram no Rio de Janeiro, quando fizeram três sessões na Audio Rebel. Fiquei encantado com o trabalho vocal, que chamava muita atenção. Achei que isso combinaria com a Biltre e a nossa sonoridade moderna, que temos em comum, e dei essa letra na galera. Batendo um papo com a banda, descobri que eles conheciam a gente desde os primeiros lançamentos, e por conta disso houve uma sintonia”, conta Dioclau. “Conversamos sobre fazer uma trilha e rolou. Primeiro fizemos um refrão, mandamos pra eles, que criaram uma estrofe e depois a gente criou uma outra estrofe, ficamos trocando arquivos. Quando eles interpretaram, sentimos que a música realmente fazia sentido. Machado botou um tom especial muito maneiro também e foi rápido. Levamos para o nosso produtor, fechou a música e acho que ficou acima das expectativas”, completa.
“Lara” une dois trabalhos únicos no cenário nacional. Um som pop, delirante e moderno se encontra com tradições regionalistas brasileiras, em uma irresistível mistura. Essas características fazem da banda Biltre um dos destaques da cena independente carioca, somando às suas performances que privilegiam o lado cômico e teatral do grupo. A Biltre mescla duas de suas maiores forças: um lado lírico entre o deboche e a sinceridade escancarada, embalado por melodias rasgadas e dançantes.
Esse é o fio condutor dos dois primeiros álbuns da banda, formada em 2011: “Bananobikenologia” (2015) e “Nosso Amor Vai Dançar” (2018). Recentemente a Biltre recriou algumas de suas canções em formato acústico no EP “Let It Biltre” (2019). O grupo prepara outras novidades ainda para este ano.
Já a Tuyo divulga atualmente seu disco de estreia. O trio une elementos orgânicos e eletrônicos em suas canções, embaladas por temáticas existenciais. O EP debut, “Pra Doer” (2017), introduziu o estilo contemplativo que seria ampliado em 2018. “Pra Curar” solidificou essa sonoridade com letras embebidas em sensibilidade e influências folk, lo-fi hip hop e synth pop.
Ficha Técnica:
Composição: Biltre e Tuyo
Produção: Gui Marques