Música

Bob Dylan Volta em Grande Estilo com Tempest

Compartilhe
Compartilhe

 

Bob Dylan voltou. E voltou para provar que um artista de 71 anos de idade pode ainda ser relevante na cena musical e ter o que dizer. Dylan passou por aqui no início do ano com sua Neverending tour, que já dura vinte e cinco anos e, pelo visto, tem pelo menos mais dez garantidos. Após um período irregular na década de 1990, Bob Dylan adentrou o século XXI em grande estilo com o excelente Love and Theft de 2001. Cinco anos depois veio o que é considerado um de seus melhores trabalhos na carreira, Modern Times, responsável pela volta do autor de Like a Rolling Stone ao Brasil. O disco foi aclamado pelos fãs e pela crítica. A imprensa musical foi quase unânime em colocá-lo como o disco do ano de 2006. Um pouco menos inspirado, mas mantendo o bom nível do antecessor, veio, em 2009 Together Through Life. Agora chega a vez de Tempest (Columbia Records/2012) e os fãs podem ficar sossegados, pois o disco mantém o nível dos anteriores, embora seja o menos inspirado dos últimos três. A voz está roufenha, mas a qualidade das composições ameniza bastante.

A faixa que abre os trabalhos, Whistle é um country folk rock que segue a tradição de suas maiores influências, Woodie Guthrie e Hank Williams. Foi a (bem) escolhida para ser o primeiro single do álbum; um bom cartão de visitas que realmente sintetiza o espírito do trabalho. Logo na sequência, vem a balada Soon after Midnight, que segue a linha de músicas lentas puxadas para o blues que Dylan tem apresentado em seus últimos álbuns. A faixa seguinte, Narrow Way, volta ao boogie em um épico de mais de sete minutos sobre as idas e vindas de amor.

A pegada roqueira surge na quinta faixa, Pay in Blood. A música – com direito a uma bela slide guitar – enervaria os que o acusavam de traidor do folk quando introduziu a guitarra elétrica no álbum Blonde On Blonde. Esta é a melhor faixa do álbum. Early Roman Kings é a faixa blueseira. Dylan se aproveita que sua voz agora está mais para o rouco do que para o anasalado, ou seja, no tom certo para um blues rasgado.

Tin Angel talvez seja aquilo que Jon Bom Jovi tentou e não conseguiu fazer em Blaze of Glory, um épico de western cantado que traduzisse a crueza do oeste selvagem. Em nove minutos e cinco, Dylan o faz com louvor; é possível até visualizar a paisagem árida, as ruas empoeiradas e o feno levado pelo vento. A faixa título é mais uma quilométrica do disco (são cinco acima de sete minutos) que narra a tragédia do Titanic, em inacreditáveis treze minutos com uma bela melodia e arranjos inspirados. O álbum fecha com a bela Roll On John.

Tempest é a segunda surpresa que os amantes da boa música recebem este ano de bom grado; a primeira fora Old Ideas de Leonard Cohen. São surpresas, na verdade presentes, porque trazem poetas da musica pop, ainda em atividade e que, felizmente, ainda têm conteúdo de qualidade para nos brindar. Até quando Bob Dylan nos surpreenderá provando que ainda é relevante? Pelo que se ouve em Tempest, durante algum tempo

 

[xrr rating=4/5]

Compartilhe

Comente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugeridos
MúsicaShowsVideos

Stromae lança “Multitude, le film”, um tributo aos fãs

Após a inesperada interrupção de sua turnê “Multitude” devido a questões de...

MúsicaNotícias

Músicas inéditas de Michael Jackson são encontradas em depósito nos EUA

Após 15 anos da morte de Michael Jackson, algumas gravações do lendário...

Nina por Pedro Maciel
LançamentosMúsica

Nina Camillo compartilha seu primeiro EP, ‘Nascente’

Com influências do neo soul e jazz brasileiro, a artista compartilha sua...

LançamentosMúsica

Roger Resende celebra 40 anos de carreira com EP “Sessão Autoral”

O cantor e compositor Roger Resende lança seu novo EP “Sessão Autoral”,...

AgendaMúsicaShows

Information Society chega ao Rio para dois shows

Uma das bandas mais festejadas da dance music no final dos anos...

LançamentosMúsica

Guilherme Veroneze transforma paisagens de Minas em disco contemplativo

O pianista e compositor de Juiz de Fora Guilherme Veroneze lança “Entremares”,...

MúsicaNotíciasShows

Taylor Swift presenteia equipe com dinheiro ao fim da turnê

Com o fim da turnê The Eras Tour, que fez seu ato...

MúsicaNotíciasShows

The Eras Tour de Taylor Swift bate recordes com receita de US$ 2 bilhões

Taylor Swift fez história mais uma vez! Sua turnê ‘The Eras Tour’...