MúsicaVideos

Bratislava lida com seus próprios demônios e medos no clipe “Fogo”

Compartilhe
Compartilhe

A banda paulistana Bratislava, destaque da cena independente, debate a necessidade de se enfrentar seus medos internos e seus próprios problemas no clipe de “Fogo”. Dirigido por Beto Whyte, o vídeo é um registro intenso para a música que deu nome ao disco lançado pela banda em 2017.

Formada em 2010, a Bratislava é um dos principais nomes da cena independente nacional, graças à sua união de poesia e rock alternativo. A banda traz no currículo cinco trabalhos lançados – os EPs “Longe do Sono” e “Aprender a morrer” (com o poeta Victor Rodrigues) e os discos “Carne”, “Um Pouco Mais de Silêncio” e “Fogo”. O último é um registro intenso com a faixa urgente que ganha o vídeo.
“Essa música surgiu de um redemoinho de questionamentos, de conversas nossas aqui na banda sobre direitos humanos, grupos minorizados, lugar de fala. A letra foi se desenvolvendo tomando forma como uma espécie de auto-análise, onde colocamos na mesa questões complicadas, sem resposta. O ‘falar com o fogo’ da letra é uma espécie de ‘colocar o dedo na ferida’, é lidar com assuntos doloridos, pesados, cutucar tabus, falar sobre o que se evita. A gente questiona a validade do nosso discurso, das nossas canções e letras enquanto homens, enquanto héteros, no meio de tantas outras vozes e lutas sociais tão mais relevantes”, reflete Victor Meira, vocalista e compositor.
Além dele, a Bratislava é formada Alexandre Meira (guitarra), Jonas Andrade (guitarra), Zé Roberto (baixo) e Lucas Felipe Franco (bateria). O núcleo da banda e a intensidade de seus questionamentos, presentes na letra e tão atuais em tempos de pós-verdade, foi um dos destaques para a concepção do vídeo.

“A música é imponente, instiga pensamentos e questionamentos. Sendo assim, decidimos transparecer essa força através da banda, da explosão dos riffs, e principalmente na expressão do vocalista”, conta o diretor Beto Whyte. Reforça o fato de que “a música também é um instrumento de comunicação, principalmente no contexto atual em que a estética tem sido constantemente sobreposta acima de outros aspectos. Arte e discurso caminham juntos e esse conceito não pode ser deixado de lado”, conclui.
O clipe de “Fogo” começa a despedida da fase do álbum de mesmo nome, que será coroada com uma turnê no nordeste. A gira contará com datas nos festivais DoSol (Rio Grande do Norte) e Ponto CE (Ceará), entre muitas outras.

Compartilhe

Comente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugeridos
MúsicaShowsVideos

Stromae lança “Multitude, le film”, um tributo aos fãs

Após a inesperada interrupção de sua turnê “Multitude” devido a questões de...

MúsicaNotícias

Músicas inéditas de Michael Jackson são encontradas em depósito nos EUA

Após 15 anos da morte de Michael Jackson, algumas gravações do lendário...

Nina por Pedro Maciel
LançamentosMúsica

Nina Camillo compartilha seu primeiro EP, ‘Nascente’

Com influências do neo soul e jazz brasileiro, a artista compartilha sua...

GamesNotíciasVideos

Sequência de Okami é anunciada no TGA 2024

Durante o The Game Awards 2024, a Capcom anunciou oficialmente a sequência...

GamesTrailersVideos

Novo game do criador de Shadow of the Colossus é revelado no TGA

O The Game Awards 2024 trouxe uma novidade empolgante para os fãs...

GamesTrailersVideos

TGA 2024: The Witcher 4 lança Ciri como protagonista; confira trailer

Em uma das maiores surpresas do The Game Awards 2024, a CD...

LançamentosMúsica

Roger Resende celebra 40 anos de carreira com EP “Sessão Autoral”

O cantor e compositor Roger Resende lança seu novo EP “Sessão Autoral”,...

AgendaMúsicaShows

Information Society chega ao Rio para dois shows

Uma das bandas mais festejadas da dance music no final dos anos...