Christina Aguilera – A diva se reinventa mais uma vez

Eu sou cria dos anos 90/00. Melhor dizendo, eu sou cria da reforma do POP dos anos 1990 e 2000. Todos esses eram meus ídolos: N’SYNC, Backstreet Boys, Britney Spears, Boyzone, Westlife, Five, Spice Girls e Christina Aguilera. Eu não era muito diferente das adolescentes de hoje em dia, já que gritar, gastar rios de dinheiro em papel, ouvir várias vezes seguidas os CDs e sonhar em conhecê-los fazia parte do meu dia a dia.

Mas esse artigo não vai falar do POP dos anos 90/00. Não. Vou falar apenas de uma diva, que está voltando com tudo este mês, lançando seu 5° álbum: Bionic.

Christina Maria Aguilera Bratman nasceu em 18 de Dezembro de 1980. Ela é cantora, compositora e produtora musical. Já faturou 4 prêmios Grammys e 1 Latin Grammy. E vendeu mais de 42 milhões de álbuns no mundo todo. Não há dúvidas de que Christina Aguilera tinha chegado para ficar. A cantora é a mais “camaleoa” possível e sua música segue o mesmo processo. Ela nunca é a mesma duas vezes.

Durante sua carreira iniciada em 1999, Christina já teve 4 discos lançados, causou polêmica com sua brusca mudança de visual no lançamento de Stripped, beijou Madonna numa apresentação ao vivo no VMA de 2003, faturou Disco Quádruplo por Stripped e melhor turnê também pelo mesmo álbum. O clipe de “Dirrty” foi o mais visto do ano na MTV americana.


De 2004 a 2005, Christina resolveu se focar mais em sua vida pessoal. Participou de campanhas políticas, e assumiu um romance de 3 anos com o empresário Jordan Bratman, com quem se casou em Fevereiro de 2005.

Em 2007, totalmente influenciada pelas décadas de 20, 30 e 40, Christina lança mais um album, Back to Basics, seu quarto disco. O single “Ain’t No Other Man” alcança excelentes posições mundialmente. Os singles que seguiram foram: “Hurt”, “Candyman”, “Slow Down Baby” e “Oh Mother”, que teve um clipe ao vivo tirado direto da turnê de Back to Basics: Live Down and Under, que teve ainda um DVD lançado. Back to Basics vendeu mais de 6 milhões de cópias no mundo todo.


O ano de 2008 foi  glorioso para Christina, com o nascimento de seu primeiro filho, Max Bratman, e o lançamento da coletânea Keeps Gettin’ Better – A Decade of Hits, com uma nova música, “Keeps Gettin’ Better”.

E agora, dia 8 de junho, é o lançamento mundial de Bionic, novo disco em estúdio da cantora. O álbum vai contar com 18 faixas inéditas, como os hits já divulgados “Not Myself Tonight”, “Woohoo” e “Bionic”. Christina disse que esse novo disco será mais voltado para o futuro, com inspirações em sons e tipos de músicas alternativas e eletrônicas. O álbum tem colaborações de Linda Perry, DJ Premier, Mark Ronson e as bandas britânicas, Goldfrapp e Ladytron. O produtor musical é Christopher “Tricky” Stewart, conhecido por trabalhar com Beyoncé em “Single Ladies”.


Como ficou muito tempo afastada da mídia, Christina Aguilera está sendo um constante alvo de comparações e até acusada de cópia por fãs fervorosos da Lady Gaga. Nada contra a cantora, pois eu também curto as músicas dela e concordo que ela tem talento. Mas dizer que tudo o que Christina faz é cópia de Lady Gaga é absurdo demais, já que ela sempre foi a camaleoa da indústria da música junto com Grace Jones, antes mesmo de Gaga sonhar em fazer algum sucesso. A única vantagem que ela tem sobre Christina Aguilera é ter conseguido estabelecer seu espaço no mundo da música atualmente.

A situação real é totalmente inversa daquela pregada pelos fãs de Lady Gaga, sendo que na verdade mesmo é ela quem é a “cópia”. Pois foi ela quem se baseou nos figurinos e estilos de Grace Jones, Christina Aguilera e até de David Bowie. O que ela tem de diferente? As performances totalmente teatrais. E o fato de se vestir assim todos os dias.

É uma simples questão de lógica e de saber quem chegou primeiro. Lady Gaga só tem esse espaço todo porque alguém abriu as portas para ela. Assim como fizeram Michael Jackson e Madonna, que abriram as portas para todos os artistas POP que eu citei lá em cima, incluindo a própria Christina Aguilera.

Por isso, cuidado, pois a diva se recriou novamente e está pronta para arrasar. E me desculpem os fãs da Lady Gaga, mas eu não troco meus ídolos antigos pelos novos. Minha “Gaga” sempre será Christina Aguilera.

Melissa.

Sair da versão mobile