O segundo e último show do Iron Maiden da turnê “The Future Past” em São Paulo, realizado no sábado (7), teve um significado especial. Foi a derradeira apresentação ao vivo da banda com o baterista Nicko McBrain, que ocupava o posto desde 1982.
“Esta noite é muito especial, como muitos de vocês sabem, porque esta manhã anunciamos que Nicko deixará de tocar ao vivo com o Iron Maiden. Durante 42 anos, Nicko esteve nesta banda. Foi baterista antes de eu ser vocalista, foi piloto antes de que de eu ser piloto, e agora não deixa a banda, mas já não tocará mais conosco ao vivo.”, discursou o vocalista Bruce Dickinson, com a plateia entoando:“olê olê olê olê! Nicko! Nicko!”. Vários cartazes onde se lia “Thank You, Nicko” eram vistos na pista do Allianz Parque.
“Quero que o resto desta noite seja uma celebração a Nick, uma celebração da alegria que deu a todo o mundo, não só aqui no Brasil.”, continuou a homenagem antes de iniciar a faixa ‘The Writing on the Wall’, a terceira do show.
Ao final do show, Nicko foi abraçado pelos companheiros e jogou baquetas e munhequeiras para a plateia (que agora têm mais valor ainda). Embora emocionado, o músico não chegou a fazer discurso de despedida para a plateia, apenas estampando um sorriso no rosto.
Em janeiro de 2023, o baterista sofreu um acidente isquêmico transitório (um mini AVC), o que comprometeu alguns movimentos de seu lado direito (justamente o da condução da bateria), tendo que adotar adaptações na sua performance, já que não seria mais possível executar as músicas exatamente da mesma forma. Ainda assim, ele cumpriu a agenda da atual turnê. Na manhã de sábado foi noticiado que o show de sábado seria seu último.
Quem ocupará a bateria do Iron Maiden a partir do próximo ano será Simon Dawson, membro do British Lion, a outra banda do baixista e líder do Maiden Steve Harris, e ex-The Outfield.
O setlist foi um misto de clássicos obrigatórios como ‘The Trooper’, ‘Fear of the Dark’, com músicas do mais recente álbum “Senjutsu” e do clássico “Somewhere in Time”, que formaram juntos a base do repertório da “The Future Past”. Inclusive ‘Alexander the Great’, faixa do disco de 1986 que nunca era tocada ao vivo, foi incluída no setlist da turnê.
Confira abaixo o repertório completo da noite de encerramento da turnê, e a última com Nicko McBrain.
1. Caught Somewhere in Time
2. Stranger in a Strange Land
3. The Writing on the Wall
4. Days of Future Past
5. The Time Machine
6. The Prisoner
7. Death of the Celts
8. Can I Play With Madness
9. Heaven Can Wait
10. Alexander the Great
11. Fear of the Dark
12. Iron Maiden
Bis:
13. Hell on Earth
14. The Trooper
15. Wasted Years
*Com informações via site Igor Miranda e The Metal Circus