A cantora, compositora e multi-instrumentista Déborah Cecília, natural da cidade de Piripá na Bahia, e atualmente radicada no Rio de Janeiro, celebra a rica herança musical e cultural de sua região em uma coleção de canções pessoais, cada uma delas uma janela para o Brasil diversificado, cheio de “causos” e lendas, ensinamentos ancestrais e, acima de tudo, urgência artística em seu álbum de estreia. A faixa que dá nome ao projeto, “Segredo de Passarinho”, já está disponível e antecipa a essência do álbum. O lançamento chega junto de um vídeo na região rural da sua cidade no interior da Bahia.
A canção é uma cantiga de perguntas e respostas que transcende gerações, com destaque para a participação especial de um coro formado por crianças baianas, gravadas e dirigidas por Déborah Cecília em Vitória da Conquista. Na instrumentação, um arranjo rico que une viola caipira, sanfona e berimbau.
“A música começa com o som do pandeiro em ritmo de côco, mas em seguida caminha por outros gêneros com a entrada da Viola caipira e da Sanfona, o que dificulta definir exatamente o ritmo. Iniciei compondo uma canção para cantar com as crianças da minha cidade, mas sem intenção de ser uma canção infantil. As crianças tiveram uma experiência musical única, já que foi a primeira vez que entraram em um estúdio de gravação. No entanto, o verdadeiro presente foi para todos nós, com vozes que se harmonizaram perfeitamente, trazendo uma sensação de leveza e alegria à canção”, declara Déborah Cecília, convidando os ouvintes a se entregarem à experiência musical que ela meticulosamente criou.