Duo Maia, composto pelos irmãos Thadeu e Raphael Maia, lança o segundo álbum, intitulado “Danças, Sonatas e Paisagens”, o álbum presta uma tocante homenagem ao mestre e luthier Sérgio Abreu, cuja influência foi fundamental para a trajetória do Duo Maia.
O título do álbum reflete a intenção artística do Duo Maia, que busca transmitir emoções, recordações e conexões através da música. A cuidadosa seleção de peças também destaca a dedicação dos irmãos Maia em apresentar obras para a formação de dois violões.
Uma das características do álbum é o arranjo inédito das “Danças Romenas”, de Béla Bartók, para violão, que adiciona um toque folclórico cativante às peças. Além disso, o álbum inclui transcrições inéditas de sonatas de Domenico Scarlatti, realizadas pelo próprio Sérgio Abreu, enfatizando a natureza de diálogo e imitação que permeia a escrita do compositor.
A influência do cenário musical espanhol é fortemente evidenciada nas obras apresentadas no álbum. Compositores como Fernando Sor, Isaac Albéniz, Enrique Granados e Manuel de Falla são reverenciados por meio de interpretações vibrantes.
A produção do álbum, realizada no estúdio Lontra Music, contou com a colaboração de co-produtora Maria Haro, engenheiro de som João Ferraz e arte gráfica assinada por Patrícia Abreu.
Tracklist do Álbum:
- “Danças Folclóricas Romenas”
- I Bot Tánc/Jocul cu Bâta
- II Brâul
- III Topogó/Pe Loc
- IV Bucsumi/Buciumeana
- V Román Polka/Poarga Româneasca
- VI Aprózo/Maruntel
- Sonatas de Domenico Scarlatti
- Sonata K.140, L.107
- Sonata K.395, L.65
- Sonata K.245, L.450
- Obras de Compositores Espanhóis
- Cordoba (nº 4 de Chants d’Espagne, op.232) – Isaac Albéniz
- Fantasia, opus 54 bis – Fernando Sor
- Evocación (nº 1 de Iberia) – Isaac Albéniz
- Intermedio (da ópera Goyescas) – Enrique Granados
- 1ª Danza Española (da ópera La Vida Breve) – Manuel de Falla
Comente!