A cada lançamento, relançamento, gravação inédita ou imagens inéditas que chegam a público, os fãs dos Beatles e dos Rolling Stones entram em polvorosa. Agora há mais um motivo para comemorar: o lançamento de relíquias fotográficas nunca antes vistas dos dois maiores ícones do rock dos anos 60.
Bob Bonis foi um privilegiado que tirou várias fotos bastante descontraídas dos Beatles e dos Rolling Stones, e montou uma coleção de 3.500 registros inéditos das bandas inglesas tiradas entre os anos de 1964 e 1966, época em que atuava como tour manager. Tudo começou durante seu período em que gerenciou a primeira turnê dos Rolling Stones em solo americano em 1964, que por sua vez levou os Beatles para contratá-lo para suas excursões pelo país. Ele guardou as imagens consigo até o fim da vida em 1992. Há cerca de cinco anos o filho Alex Bonis decidiu reunir o material e disponibilizar ao público.
Essas imagens estão disponibilizadas no eBay a partir deste mês. A maioria estará acessível aos fãs Beatles e Stones pela primeira vez. O primeiro lote, que foi colocado à venda no dia 02 de fevereiro, inclui 30 imagens – 15 dos Beatles, 15 dos Rolling Stones.

“São fotos surpreendentes”, disse Wayne Johnson, co-proprietário de Rockaway Records, em Los Angeles, especializada em itens colecionáveis dos Beatles. “São imagens muito legais que a maioria das pessoas nunca viu e que devem fazer sucesso com o marketing e a publicidade certa.”

A ideia é lançar uma média de 10 por mês ao longo dos próximos dois anos. Elas vão ser vendidas na sessão de arte e colecionáveis da loja do eBay. que através de um leilão online em seu braço de caridade, o Giving Works, vai destinar 10% dos lucros do primeiro lote para a Fundação Grammy e do Museu Grammy.


As fotos ficarão disponíveis como edição limitada e numerada com impressão cromogênica, e cada uma levará um certificado de autenticidade do Museu Grammy. Os preços é que são meio salgados: irão de 175 a 625 dólares.
“Queríamos abrir o campo para que as pessoas têm a oportunidade de possuir rara, a arte de edição limitada”, disse ao Los Angeles Times Kurt Benjamin, um investidor de fundos que é sócio-gerente do arquivo de Bonis. “Você vê o quão intimistas e despreocupados eles estão”, disse ele. “São fotos muito, muito originais e diferentes de tudo que eu já vi antes.”


O arquivo completo de Bonis engloba cerca de 5.000 imagens, das quais cerca de 3.500 são dos Beatles (800) e dos Stones (2700). O restante são de outros grupos que ele fotografou posteriormente, entre eles Simon & Garfunkel, Lovin’ Spoonful, Cream e The Hollies, assim como Frank Sinatra, Buddy Rich e outros músicos de jazz. Há ainda planos para uma compilação das fotos em um livro a ser lançado ainda esse ano.
Uma coisa é certa: mesmo com essa torrente de imagens inéditas os fãs continuarão ávidos por mais.













Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.