A Rede Globo anunciou o cancelamento do especial “Som Brasil” em homenagem à cantora Marília Mendonça, que estava programado para ir ao ar em novembro. A decisão foi tomada após divergências entre a família da artista e as cantoras sertanejas Maiara e Maraísa, amigas próximas de Marília.
O especial, que seria apresentado por Pedro Bial, enfrentou dificuldades na negociação do elenco. A família de Marília, especialmente sua mãe, Ruth Mendonça, e seu irmão, João Gustavo, não concordaram com a participação de Maiara e Maraísa no programa. Esse desentendimento se intensificou após a dupla se recusar a participar do show “This is Marília Mendonça”, promovido pelo Spotify em homenagem à cantora, que ocorrerá em outubro no Allianz Parque, em São Paulo.
O irmão de Marília, João Gustavo mais uma vez utilizou o espaço para mostrar insatisfação nas redes sociais, criticando indiretamente as irmãs sertanejas por sua ausência no evento: “Estou cansado! É bom que o assunto não morra, já que tem gente que não quer que ele morra. Quando decidir abrir a minha boca para falar, juro que não vou deixar nada para trás. Tudo de horrível que fizeram e que eu guardo desde sempre, tudo que vivi calado com a Marília, vou falar”, declarou João³.
A Globo, por sua vez, considerava a presença de Maiara e Maraísa essencial para o sucesso do especial, dada a proximidade delas com Marília e sua relevância no cenário musical sertanejo. A emissora optou por cancelar a produção diante da impossibilidade de conciliar as diferenças entre os envolvidos.
Em resposta aos rumores, a família de Marília Mendonça afirmou que não foi consultada pela Globo sobre a produção do especial e que as notícias sobre a “não autorização” são inverídicas. O cancelamento do especial é um reflexo dos bastidores problemáticos da família da Marília Mendonça, que segue buscando engajar as custas da relevância da artista.