Grammy – categoria World Music muda de nome contra conotação colonialista

A partir de 2021, a categoria World Music no Grammy terá outra nomenclatura. Isso se dá para que sejam evitadas “conotações de colonialismo”. De acordo com o comunicado dessa terça-feira (03) divulgado pela Academia de Gravação (via The Guardian), a categoria está sendo rebatizada como Best Global Music (Melhor Música Global).

“À medida que continuamos a abraçar uma mentalidade verdadeiramente global … Durante o verão, mantivemos discussões com artistas, etnomusicólogos e linguistas de todo o mundo que determinaram que havia uma oportunidade de atualizar a categoria de melhor álbum de world music para uma categoria mais relevante e moderna e termo inclusivo … A mudança simboliza um afastamento das conotações de colonialismo, folk e ‘não-americano’ que o termo anterior incorporou enquanto se adaptava às tendências atuais de escuta e evolução cultural entre as diversas comunidades que ele pode representar. ”

O termo “world music” foi originalmente cunhado no Reino Unido em 1987 para ajudar no mercado de música de artistas não ocidentais. O Grammy criou a categoria de melhor álbum de world music em 1992, para premiar artistas fora do eixo Estados Unidos-Europa Ocidental, com vencedores desde Ravi Shankar, Gilberto Gil e Angélique Kidjo, três vezes premiada. Além de Gil, outros brasileiros premiados foram Sérgio Mendes, Milton Nascimento, Caetano Veloso e João Gilberto.

Sair da versão mobile