Jamil Akkari é MPB clássica em “Palavras”

Aos 67 anos de vida, o paulista Jamil Akkari revela sua face de compositor, e 2025 marcou sua estreia fonográfica. “Sempre amei e estive próximo do mundo musical, cantando em corais, fazendo shows beneficentes e apresentações esporádicas de MPB, mas apesar de sempre imaginar e cantarolar melodias, nunca gravava ou desenvolvia. Só após me aposentar…


Aos 67 anos de vida, o paulista Jamil Akkari revela sua face de compositor, e 2025 marcou sua estreia fonográfica. “Sempre amei e estive próximo do mundo musical, cantando em corais, fazendo shows beneficentes e apresentações esporádicas de MPB, mas apesar de sempre imaginar e cantarolar melodias, nunca gravava ou desenvolvia. Só após me aposentar é que passei a me dedicar ao ato de compor. As letras vêm de alguma experiência acumulada ao longo do tempo”, contou ele. 

Neste 1º de setembro, o artista nascido na capital paulista e atualmente estabelecido no interior do estado, lança a música “Palavras”, seu quinto single. É uma canção que une a MPB ao folk contemporâneo, com toque intimista, melódico e suave, sob produção musical de Sergio Bello, o mesmo produtor dos singles anteriores, “Você ainda não sabe”, “Algo vai acontecer”, “Quer Saber” e “A vida em 12 horas”.  

Como referência, o cantor paulista lista suas principais influências na música: Chico Buarque, Tom Jobim, Gonzaguinha, Adoniram Barbosa, Toquinho, Roberto Carlos, Ney Matogrosso, Cazuza e Renato Russo. Apesar disso, não compara sua musicalidade diretamente com a de outros artistas.  

“Essa música reflete sobre as escolhas feitas diariamente, como nos relacionamos com o mundo e como conduzimos nossa jornada pessoal e espiritual. Em uma sequência de verbos, a letra convida o ouvinte a despertar para a vida com consciência, empatia e propósito. Cada estrofe apresenta uma série de ações, como se fossem passos ou conselhos de sabedoria, abordando temas como resiliência, generosidade, perdão, amor e autoconhecimento. Não há uma história linear, mas a mensagem central é clara: a vida é feita de escolhas conscientes, e nossas palavras e ações moldam não apenas quem somos, mas também o que atraímos.”, descreveu Jamil Akkari.  

Letra 

Acorde, Navegue, Inspire, Resista 

Apoie, Releve, Confira, Corrija 

Respire, Construa, Conquiste a melhor versão de você 

Avance, caminhe, um passo de cada vez. 

Sorria, Suporte, Separe, Decida 

Esconda, Revele, Apense, Divida 

Medita, Pondere, palavra dita, não retorna nunca mais 

E o Silêncio é um amigo, que nunca te trai  

Reflita, Questione, Duvide, Confia 

Preserve, Vigie, Prossiga, Insista 

Aceite, Proteste, não discuta com quem não quer te entender 

Se doe, se entregue, pois dar é bem melhor que receber 

Perdoe, ampare, ajude, assista 

Proteja, abrace, defenda, persista 

Entenda a vida, o que se faz, é o que volta pra você 

Amar é encontrar no outro, tudo que falta em você. 

Ficha técnica 

Música e letra de Jamil Akkari  

Arranjos e acompanhamento musical de Sergio Bello  

Gravada no estudio 185Apodi