Música

Madonna volta ao topo com “MDNA”

Compartilhe
Compartilhe

Já se vão quatro anos desde o lançamento de Hard Candy, o que não parece muito tempo, mas o suficiente para uma boa sacudida na dança das cadeiras da cena pop. Em 29 de abril de 2008 Madonna reinava absoluta no Olimpo pop feminino: Beyoncé ainda tinha que comer um pouco de feijão com arroz (só lançaria seu trabalho mais inspirado I Am… Sasha Fierce no final daquele ano) e Britney Spears era apenas uma wannabe, e continua sendo. Pulamos para fevereiro de 2012: o trono de Madonna está seriamente ameaçado por uma também ítalo americana, também cria de Nova York (Madonna é de Michigan, mas se tornou Madonna na Big Apple) também loura falsa e também chegada em um escândalo. Stefani Joanne Angelina Germanotta, a Lady Gaga, iniciou sua escalada rumo ao topo logo após o fim da turnê Sticky & Sweet e em pouco tempo dominou os quatro cantos do planeta e se tornou a artista pop mais popular deste inicio de século XXI. Madonna chega então com artilharia pesada para mostrar que o trono não está vago. E bota pesada nisso. Primeiro um mega show no intervalo do Superbowl e pouco mais de um mês depois chega às lojas, depois de muita promoção e teasers na internet, o 12º disco de estúdio da cantora: MDNA.

No que tange à sonoridade, nada de novo ou surpreendente neste que é o seu primeiro trabalho lançado pela Live Nation, em parceria com a Interscope Records, e também o primeiro fora da Warner Music – sua gravadora desde a estreia. Madonna mantém a fórmula que tem seguido do álbum Music (de 2000) para cá: música para a pista, para se ouvir no aquecimento antes de sair e também nas aulas da academia de ginástica. Nenhuma economia na produção das faixas e menos ainda na contratação dos responsáveis. Sai o produtor mais quente do momento da semana passada Timbaland, que produzira o disco anterior e volta William Orbit, que assinou a produção do melhor trabalho da cantora, Ray of Light. A temática também não foge muito do usual: letras sobre diversão, relacionamentos e, claro, sexo. A primeira faixa, Girls Gone Wild indica qual o direcionamento musical do álbum, que segue de forma homogênea com Gang Bang , I’m Addicted e a grudenta Turn Up the Radio. A música escolhida para boi de piranha foi a quinta faixa, a juvenil (ou seria pueril?) Give Me All Your Loving, com referência às Cheerleaders, as animadoras de torcida dos eventos esportivos nos E.U.A. Não resta dúvidas de que foi propositalmente , alvejando a apresentação no Superbowl 2012. Como no disco anterior, o primeiro single traz jovens presenças do mundo pop, aquela velha obsessão do artista veterano em se manter up to date. Em 4 Minutes era Justin Timberlake , agora o suporte é dado pela aglo singalesa M.IA e a atual sensação do rap feminino Nick Minaj.

O disco fica mais interessante em seu “lado B”. A faixa 7, Superstar é a primeira realmente com cara de Madonna, mesmo sob nova roupagem. O desabafo I Don’t Give A também funciona a contento. Nick Minaj volta como convidada nessa música que é claramente sobre o casamento fracassado da Material Girl com o cineasta Guy Ritchie. I’m A Sinner é prima irmã de Beautiful Stranger, o tema de Austin Powers: O Agente Bond Cama e Love Spent repete sutilmente o Sampler de Gimme! Gimme! Gimme! (A Man After Midnight) do Abba usado anteriormente pela cantora em Hung Up.

Longe do brilhantismo de Ray of Light e um nível acima de Hard Candy, MDNA certamente cumprirá a missão de trazer Madonna de volta ao topo, servir de base para a vindoura turnê e agradar aos súditos da rainha pop. Comercialmente o desempenho não está sendo dos mais animadores, depois de vender 350.000 cópias na primeira semana, o disco despencou na lista dos mais vendidos. Nada que uma Megaturnê não compense.

[xrr rating=3/5]

Compartilhe

Comente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugeridos
LançamentosMúsica

“Dona Nega” é o novo single de Fernando Martte

Com um olhar para as relações humanas e os temas do cotidiano,...

LançamentosMúsica

Renan Barbosa lança releitura de “Pétala por Pétala”, de Chico César

O cantor e compositor paraibano Renan Barbosa, radicado em São Paulo há...

LançamentosMúsica

Banda de metal alternativo israelense Illegal Mind lança novo single “Foo!”

Em seu último single, Illegal Mind volta com humor sardônico para o...

MúsicaShowsVideos

Stromae lança “Multitude, le film”, um tributo aos fãs

Após a inesperada interrupção de sua turnê “Multitude” devido a questões de...

LançamentosMúsica

Jefté lança clipe de “Efeito Borboleta”, com Rico Dalasam

A faixa, destaque do disco Poeta do Caos, ganha um visual dark...

JOSS DEE
LançamentosMúsica

Joss Dee faz o encontro Brasil-Angola em seu primeiro álbum

Lançado pelo selo Afrikan Smell, “Funkeiro Kudurista” chega às plataformas com diversas...

AgendaMúsica

Associação de Canto Coral encerra a Temporada 2024 da Sala Cecília Meireles

A Sala Cecília Meireles, um espaço FUNARJ, apresenta quinta-feira, dia 19 de dezembro e sexta-feira, dia 20...