Após cantar a voracidade das relações, indo do amor ao ódio em forma de R&B no EP “Love”, a cantora e compositora MAYA se aproxima do hip hop na urgente e raivosa “Made in Brasil”. Lançamento da JO!NT, a faixa é um trap politizado que antecipa o lançamento do EP “Anger”.
“‘Made in Brasil’ fala sobre diversos assuntos sociais e políticos que ocorrem no Brasil, mas que por diversas experiências pessoais com pessoas estrangeiras, eu tinha chegado à conclusão de que os problemas eram mascarados. Essa música vem pra tirar a máscara de paraíso tropical brasileiro e mostrar a verdadeira face de um país extremamente desigual”, explica MAYA sobre a composição.
Cantada em inglês, a música funciona como uma denúncia e uma reflexão, tocando assuntos como racismo, genocídio negro e indígena, machismo, milícias, tráfico, estado corrupto e intolerância religiosa. A escolha pela língua estrangeira vem do fato que a artista, nascida em Niterói (estado do Rio), morou na infância em diferentes cidades e países, devido ao trabalho de seus pais: ele, diretor de teatro e dramaturgo; ela, cantora de jazz e DJ.
“Escolhi dizer tudo, ou quase tudo, em inglês por querer que mais ouvidos me escutem. Esse também foi o motivo de ter escolhido como estética sonora o trap/rap, hoje em dia o gênero musical mais consumido no mundo. Além disso, gosto de compor frases que geram questionamento, então nada é tão simples quanto parece. De primeira vai parecer uma letra que vai direto ao assunto, mas pode ter certeza que ela é feita pra gerar reflexão sobre diversos pontos que vivemos todos os dias. Escolhi falar dessa maneira pra mostrar mais um lado meu como artista, pessoa e compositora”, reflete MAYA.
Se a cantora se apresentou com “Love”, “Made in Brasil” abre o caminho para “Anger”, segundo EP e que que trará novas faixas expondo uma visão quase oposta para os mesmos temas. Enquanto o trabalho de estreia fala sobre o vulnerável, o trágico e o romântico, “Anger” traz o questionamento e o indestrutível. Isso sem esquecer de um dos marcos da artista: um forte apelo visual voltado para a moda, o empoderamento, sensualidade e afrofuturismo.
Com produção musical de Carlos do Complexo, “Made in Brasil” é um lançamento do selo e agência musical JO!NT e já está disponível em todas as plataformas de música digital.
Confira:
https://www.youtube.com/watch?v=8L-dp5g1DN0&feature=youtu.be
https://www.youtube.com/watch?v=UpnN0aD5S_o
Comente!