Mergulhando em águas profundas: tttigo lança “EP0001”

tttigo

O universo musical brasileiro ganha uma nova perspectiva com o lançamento do “EP0001”, primeiro álbum de uma dupla de EPs do talentoso músico e produtor tttigo. Conhecido por sua inventividade artística, tttigo nos conduz em uma jornada sonora única e envolvente, permeada por uma essência sintética e uma atmosfera elementar. O resultado é uma linguagem enigmática que combina elementos do progressivo e da música brasileira moderna. O álbum já está disponível em todas as principais plataformas de música.

EP0001 (2023)

Expressando seu caráter inovador logo no título, “EP0001” marca um recomeço estético e criativo para tttigo, um músico experiente no cenário musical carioca. Acompanhado por “EP0002”, os dois trabalhos prometem oferecer uma sensação mista de nostalgia surrealista e uma experiência cinemática que se desenrola em cada faixa. Durante o período pandêmico de 2020, tttigo, que antes lançava músicas pelo coletivo ROSABEGE, encontrou-se recluso em seu estúdio, o que mudou sua lógica de produção colaborativa. Nesse momento, descobriu novas formas de estimular suas ideias, mantendo a essência colaborativa que o define.

Decidindo explorar um formato ainda pouco comum no Brasil, tttigo explica que a decisão de lançar um trabalho próprio como produtor surgiu da espontaneidade de sempre imaginar novas sonoridades e do desejo de apresentá-las ao público. Ao longo de 2021 e 2022, ele produziu alguns instrumentais como exercício de pesquisa e percebeu que poderia conceber uma obra a partir disso. Com esse pensamento, convidou amigos para colaborar na criação e dar vida a esses protótipos.

Em cada música dos EPs, tttigo abre espaço para a composição e performance de diversos artistas, combinando múltiplos universos musicais a partir de suas produções singulares. Cada faixa orbita em torno de uma narrativa inerente e característica de cada momento, criando uma experiência musical única.

O primeiro EP, “EP0001”, foi apresentado ao público com o lançamento do single “MUITA ÁGUA”, uma colaboração de tttigo com Ambivalente e Azullllllll. A faixa é construída a partir de samples da música “Mistress”, do renomado artista Nicolas Jaar, uma das grandes referências de tttigo. “MUITA ÁGUA” serviu como uma introdução ao universo do produtor e estabelece o tom para o restante do EP.

A faixa de abertura do “EP0001”, intitulada “A PONTE”, se destaca com uma estrutura rítmica sólida que percorre todo o álbum. Composta e interpretada por SLV, com co-produção de Drei, a música brinca com elementos da música eletrônica de pista e do funk, apresentando uma estrutura progressiva com seções longas e pouca repetição, proporcionando ao ouvinte uma jornada constante por novos lugares, mantendo sempre uma coesão musical marcante.

Além de “A PONTE” e “MUITA ÁGUA”, o “EP0001” conta com mais duas faixas: “SEM NENHUM MOTIVO”, com a participação de JP Damian, e “20220906182749”, uma espécie de baião distópico que é a única música em que tttigo assina sozinho. O nome peculiar veio do título de um arquivo gerado com a data de sua criação, assim como nos próprios títulos dos EPs.

Sair da versão mobile