The Runaways? Já fizeram filme dos Fugitivos? Não meus caros, esse Movie Tunes vai especialmente para os fãs de uma banda de rock que existiu no final dos anos 70 e tinha como membros somente mulheres. Como domingo é o dia internacional da mulher, nada melhor que falar dessa banda que, em 2010, vai ganhar uma cinegrafia.
Para começo de conversa, a banda foi fundada em 1975 inicialmente pela bateirista Sandy West e a guitarrista e vocalista Joan Jett, unidas pelo produtor Kim Fowley, que queria formar uma banda de punk rock somente de mulheres. Somando-se as duas, tivemos Lita Ford (guitarra) e Cherie Currie (teclado e vocais). No baixo, durante a existência da banda, cinco mulheres tocaram, incluindo Micki Steele que viria a fazer parte das Bangles, Jackie Fox, Laurie McAllister, Peggy Foster e Vicki Blue, que produziu Edgeplay: A Film About The Runaways, um documentário com gravações inéditas e cenas nunca antes mostradas com a história da banda
A falta de conhecimento do público geral em relação a banda que, em diversas listas, é colocada como uma das mais influentes da história do rock, se dá, especialmente pelas suas raízes punk rock, o que desagradava a massa. Porém, como eu disse lá em cima, estão fazendo um filme sobre a banda. Por enquanto, temos no elenco Kristen Stewart (Twilight, Jumper) como Joan Jett. A direção fica por conta da diretora de clipes Floria Sigismondi.
De qualquer forma, nada melhor do que imaginar a trilha de um filme das Runaways. Como abertura, a mais clássica das músicas delas: Cherry Bomb
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=v_oTxZl3jNY[/youtube]
Cherie Currie e suas roupas mínimas fazendo poses e caretas no palco vale o clipe. Outro fator é que cada uma das garotas da banda se vestia/maquiava/cortava o cabelo e tinha seus trejeitos conforme um ídolo delas. No documentário Edgeplay, é mostrado que Cherie se inspirava em David Bowie e seu Ziggy Stardust, Joan Jett amava Suzi Quatro, Lita Ford era uma mistura de Ritchie Blackmore e Jeff Beck, Sandy West em Roger Taylor do Queen e Jackie Fox no vocalista do KISS, Gene Simmons, isso ajudava o público a se aproximar delas com base nos artistas já famosos.
As músicas delas, tinham uma batida que lembrava em alguns momentos a Aerosmith, outros a KISS e, em sua fase mais punk, a Sex Pistols.
Outras músicas como Wasted, I Wanna Be Where The Boys Are, Mama Weer All Crazee Now e mais uma série de outras músicas, pregavam uma então liberdade de beber, sair e se divertir que era mais restrita para as mulheres. Isso só podia significar que elas eram vistas, e passavam a impressão graças a seu empresário fdp, que eram todas garotas de programa (a censura me proíbe escrever p#t@s)
Vendo essa primeira filmagem das meninas, quais outras bandas podem ser citadas como claramente influenciadas pela banda? Kittie, Evanescence, Garbage, the Go-Go’s, Be Your Own Pet, Sleater-Kinney, Blondie, Yeah Yeah Yeahs, Le Tigre, Sahara Hotnights, L7, Breeders, Bikini Kill, Babes in Toyland, the Gossip, the Donnas, Avril Lavigne e Paramore, só pra começar.
Com o passar dos poucos anos de existência, a banda foi afundando e a vocalista Cherie Currie deixou a banda para trás bem em seu final. Em sua homenagem, Heartbeat:
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=_dvL0R55r0E[/youtube]
Todas bandas de rock, que há alguma mulher tocando qualquer instrumento, nem que seja um piano, deve às meninas do The Runaways. Porém, falando um pouco do filme, eu espero sinceramente que, a diretora e roteirista saiba que a história da qual ela está tratando é uma história adulta, em que cinco mulheres se uniram em uma banda de rock e que toda a vida que o rock’n roll proporciona foi aproveitada por elas intensamente, sem contar as acusações dos pais de algumas delas de que o produtor estaria abusando sexualmente delas. A história pode ser bonita na versão censurada, mas na versão real, a coisa foi mais do que aparenta aos olhos.
Para finalizar, a música que deveria encerrar o eventual filme, Saturday Night Special:
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=aN2LehZ_KdQ[/youtube]
Espero que este Movie Tunes, mais informativo do que musical por assim dizer, tenha valido como homenagem justa a todas as mulheres. Tenham um ótimo dia das mulheres todas as nossas queridas leitoras assíduas do Ambrosia.
J.R. Dib