O surpreendente grupo que Kurt Cobain chamou de “a melhor banda do mundo”

O vocalista do Nirvana, Kurt Cobain, adorava uma série de sons diferentes, variando do mundo do rock e punk ao da música pop. Esse gosto sonoro variado imbuiu seu trabalho com uma substância que eclipsou a maioria de seus pares no grunge e no rock nos anos 1990, levando a uma verdadeira revolução estética.

Ao falar no Rio de Janeiro, em 1993, Kurt delineou o que acreditava ser um dos “períodos mais brutos da música” e, embora ele não tenha mencionado ninguém especificamente, ele disse que foi quando o metal e o punk se cruzaram na década de 1980.

O líder do Nirvana opinou: “Acho que um dos períodos mais grosseiros da história da música é por volta de meados dos anos 1980, quando começou a acontecer essa coisa de crossover metal e punk rock, onde não era mais legal escrever músicas que tivessem melodia, era tinha que ser barulho total e agressão o tempo todo, e eu fiquei realmente cansado disso.

Embora Cobain pudesse estar cortando sobre as bandas que odiava, ele era particularmente efusivo quando se tratava daqueles que amava. Em seu tempo, Cobain mencionou vários atos como seus favoritos, incluindo The Wipers, The Vaselines e até mesmo o influente artista de fora Daniel Johnston. No entanto, havia outra pela qual ele tinha tanto respeito que os chamava categoricamente de “a melhor banda do mundo”.

A revelação de Cobain veio quando a banda falou com a Spaceshower TV no Reading Festival em 1991 e o baixista, Krist Novoselic, comentou numa entrevista sobre a banda japonesa Shonen Knife”

Depois que Novoselic mencionou a banda punk japonesa, Cobain respondeu: “Shonen Knife?” Foi a vez do baterista Dave Grohl perguntar ao entrevistador se eles já tinham ouvido falar do trio. Após essa indagação, Cobain deu seu relato definitivo sobre o grupo japonês, revelando sua opinião:

“Shonen Knife é a melhor banda do mundo… Então, se você está no Japão e consegue vê-los, deveria ir vê-los!”

Depois que o grupo ecoou seu sentimento, o vocalista acrescentou: “Você já ouviu falar de Shonen Knife? Eles são maravilhosos! Você vai ouvir falar deles em breve. Você irá!” Depois de reafirmar isso dizendo que o mundo inteiro logo ouvirá falar deles.”

Notavelmente, esta não foi a única vez que o líder do Nirvana elogiou o trio punk; ele incluiu seu álbum de estreia de 1983, Burning Farm, em sua lista de seus 50 álbuns favoritos de todos os tempos.

Confira Shonen Knife:

Sair da versão mobile