Após quase um quarto de século longe dos estúdios, o Pulp está de volta com um novo álbum. Intitulado “More”, o disco marca o primeiro lançamento de estúdio da banda inglesa sensação do Britpop dos anos 90 em 24 anos, e chega acompanhado do single ‘Spike Island’, que já está disponível nas plataformas.
Segundo o vocalista Jarvis Cocker, as primeiras ideias para o álbum começaram a surgir durante a turnê de reunião da banda em 2023. Foi nos bastidores dessa série de shows que nasceu a faixa ‘Hymn of the North’, apresentada ao vivo pela primeira vez na segunda noite no Sheffield Arena, na Inglaterra. A partir daí, as composições ganharam fôlego e o álbum foi desenvolvido durante a primeira metade de 2024.
“Isso pareceu abrir as comportas”, revelou Cocker. “Criamos o restante das músicas nesse período.”
“More” traz colaborações notáveis, incluindo composições de Richard Hawley e Jason Buckle, além de vocais de apoio da família Eno. Os arranjos de cordas foram escritos por Richard Jones e executados pelo coletivo Elysian Collective.
Gravado em apenas três semanas no Orbb Studio, em Londres, sob a produção de James Ford (conhecido por trabalhos com Arctic Monkeys e Fontaines D.C.), o álbum teve seu processo criativo descrito como natural e imediato por Cocker: “Foi o menor tempo que um álbum do Pulp já levou para ser gravado. Estava obviamente pronto para acontecer.”
A formação da banda agora conta com nove integrantes, mesclando os membros originais — como o guitarrista Mark Webber, a tecladista Candida Doyle e o baterista Nick Banks — com novos músicos da turnê.
Em meio ao retorno, Cocker aproveitou para criticar o uso indevido de inteligência artificial na indústria musical, especialmente diante de propostas do governo britânico que autorizariam empresas de IA a utilizar obras protegidas por direitos autorais sem consentimento dos artistas.
“Esperamos que vocês gostem da música”, disse ele. “Ela foi escrita e tocada por quatro seres humanos do norte da Inglaterra, com a ajuda de outros cinco seres humanos das Ilhas Britânicas. Nenhuma IA foi envolvida no processo.”
Curiosamente, o videoclipe de “Spike Island” utiliza inteligência artificial para animar imagens inspiradas no visual do álbum “Different Class”, de 1995. As imagens em movimento foram geradas a partir de fotos estáticas e comandos de texto fornecidos pelo próprio Cocker, que descreveu a experiência como “marcante e estranhamente transformadora”.
O novo álbum é dedicado ao baixista Steve Mackey, que faleceu em março de 2023 aos 56 anos. A turnê de divulgação de “More” começa em 7 de junho em Glasgow e passará por Dublin, Londres, Birmingham e Manchester, encerrando em Sheffield, cidade natal da banda, no Tramlines Festival, em 25 de julho.
Confira o tracklist completo de “More”:
- Spike Island
- Tina
- Grown Ups
- Slow Jam
- Farmers Market
- My Sex
- Got To Have Love
- Background Noise
- Partial Eclipse
- The Hymn of the North
- A Sunset
*Com informações via The Independent