Chegou às plataformas digitais e mídias físicas a regravação de “The Dark Side of the Moon” do Pink Floyd feita por Roger Waters. Com o nome de “The Dark Side of the Moon Redux”, o álbum é produzido por Waters junto com seu parceiro musical nos seus últimos lançamentos, Gus Seyffert. Ouça na íntegra:
O ex-líder do Pink Floyd explica o conceito do disco dizendo:
“Quando gravamos músicas da minha carreira de forma simplificada durante as Lockdown Sessions, o 50º aniversário do lançamento de ‘Dark Side of The Moon’ estava surgindo no horizonte. Ocorreu-me que o álbum poderia muito bem ser um candidato adequado para uma reformulação semelhante, em parte como uma homenagem ao trabalho original, mas também para abordar novamente a mensagem política e emocional dele.
Eu discuti isso com Gus (Seyffert, produtor) e Sean (Evans, cineasta). Quando paramos de rir e gritar ‘Você deve estar louco’ um com o outro, decidimos levar adiante. Estamos agora no processo de finalização da mixagem. Ficou muito bom e estou animado para que todos ouçam. Não substitui o original que, obviamente, é insubstituível. Mas é uma maneira de um homem de 79 anos olhar para trás, através dos 50 anos intermediários, nos olhos do homem de 29 anos e dizer, citando um poema meu sobre meu pai: ‘Fizemos o nosso melhor, mantivemos sua confiança, nosso pai teria ficado orgulhoso de nós’. E também é uma maneira de homenagear uma gravação da qual Nick, Rick, Dave e eu temos todo o direito de nos orgulhar.”
Segundo Waters, a intenção com “The Dark Side of the Moon Redux” não é substituir o álbum original, e sim, complementá-lo.
“A nova gravação é mais reflexiva, eu acho, e indica mais o que era o conceito do disco. É uma reinterpretação e espero que possamos ganhar mais com ela do que ganhamos em 1973, quando foi lançado. As pessoas precisam ouvi-lo antes de formarem uma ideia do que é. Estou muito orgulhoso e espero que seja um ponto de encontro para as pessoas, não apenas as pessoas que gostam de música, mas as pessoas que gostam do amor e da vida.”
Toda a explanação a respeito do disco pode ser conferida no vídeo abaixo:
Lançado pelo Pink Floyd em março de 1973, “The Dark Side of the Moon” ficou 40 semanas em primeiro lugar entre os discos mais vendidos e trazia clássicos como ‘Money’, ‘Us and Them’, ‘Breath’ e ‘Brain Damage’, apresentava temas existenciais, incluindo cobiça, doença mental e envelhecimento, inspirados principalmente pela saída de Syd Barrett, integrante cofundador da banda que deixou o grupo em 1968 depois da deterioração de sua saúde mental.
A nova versão do disco traz uma banda de estúdio formada por Joey Waronker (Beck, R.E.M.), Jonathan Wilson (Angel Olsen, Margo Price), Johnny Shepherd e Jon Carin (Eddie Vedder, Kate Bush), além do próprio produtor, Gus Seyffert.
Comente!