Os Rolling Stones anunciaram ontem (14) as datas da turnê pela Europa que se iniciará no verão do hemisfério norte. Trata-se do início das comemorações dos 60 anos da banda. A ‘SIXTY’ Tour tem Madri como ponto de partida no dia 1º de junho, antes de seguir para Munique, Liverpool, Amsterdã, Berna, Milão, Londres, Bruxelas, Viena, Lyon, Paris, Gelsenkirchen e Estocolmo.
Essa vai ser a primeira turnê europeia dos Stones em quatro anos. A última vez em que Mick Jagger, Keith Richards, Ronnie Wood e o saudoso Charlie Watts se apresentaram no velho continente foi em julho de 2018, na Polônia, dentro da No Filter Tour, que se encerrou em 2021 nos Estados Unidos.
Rolling Stones ganham coleção de acessórios de decoração no Brasil
A SIXTY Tour trará o primeiro show dos Stones em Liverpool em mais de 50 anos. Na terra dos “rivais” Beatles (as bandas eram camaradas, a rivalidade era na verdade entre os fãs) o show será na casa do Liverpool FC – Anfield. Em seguida, ainda na Inglaterra, dois shows no Hyde Park em Londres dentro do British Summer Time Festival.
Foi divulgado um teaser e a nova logo para a turnê.
The Stones just keep on rolling! We are thrilled to announce the Rolling Stones 2022 Tour! Titled SIXTY to celebrate 60 special years together-Mick, Keith & Ronnie will be playing dates across Europe this summer including 2 shows at London’s BST Hyde Park:https://t.co/cimRWrDl07 pic.twitter.com/qQDZfDc96K
— The Rolling Stones (@RollingStones) March 14, 2022
#StonesSIXTY pic.twitter.com/IEHfV27Vjf
— The Rolling Stones (@RollingStones) March 13, 2022
Pedras que teimam em não criar limo
Quando os Rolling Stones completaram 30 anos de carreira causou assombro no mundo do showbiz eles ainda estarem se apresentando. Na ocasião eles fizeram sua estreia no Brasil, com a turnê Voodoo Lounge. Daí vieram os 40 anos, os 50 anos. E parece que as pedras rolantes não vão criar limo tão cedo.
Em agosto de 2021 morreu seu baterista Charlie Watts, que fazia parte da banda desde o início. Especulou-se sobre o fim da banda, que precisava cumprir as datas de reposição da etapa norte-americana da turnê No Filter, interrompida em 2020 pela pandemia. No lugar de Watts entrou Steve Jordan, que já havia tocado na banda da carreira solo de Keith Richards. Como parece ter “dado liga”, as pedras continuarão rolando.
Abaixo as datas da turnê:
JUNHO
1 – MADRI, Wanda Metropolitano Stadium, ESPANHA
5 – MUNIQUE, Olympic Stadium, ALEMANHA
9 – LIVERPOOL, Anfield Stadium, REINO UNIDO
13 – AMSTERDAM, Johan Cruijff Arena, HOLANDA
17 – BERN, Wankdorf Stadium, SUÍÇA
21 – MILÃO, San Siro Stadium, ITÁLIA
25 – LONDRES, American Express presents BST Hyde Park, REINO UNIDO
JULHO
3 – LONDON, American Express presents BST Hyde Park, REINO UNIDO
11 – BRUSSELS, King Baudouin Stadium, BÉLGICA
15 – VIENNA, Ernst Happel Stadium, ÁUSTRIA
19 – LYON, Groupama Stadium, FRANÇA
23 – PARIS, Hippodrome Paris, FRANÇA
27 – GELSENKIRCHEN, Veltins Arena, ALEMANHA
31 – STOCKHOLM, Friends Arena, SUÉCIA
Brasil no itinerário?
Em 21 de fevereiro o jornalista musical José Norberto Flesch postou em sua conta no Twitter que os Rolling Stones desembarcarão mais uma vez no Brasil em Dezembro de 2022 (via Tenho Mais Discos Que Amigos).
Embora não haja nada oficialmente anunciado, os stonemaníacos brasileiros podem ficar ligados pois os rumores noticiados por Flesch costumam se confirmar.
A última vez que os Stones estiveram no Brasil foi em fevereiro de 2016, quando passaram por Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre com a Olé Tour.
Comente!