Smashing Pumpkins voltará com formação original

Mais um retorno que parecia improvável no rock está prestes a se concretizar. Depois do Pixies e do Guns N’ Roses, agora é a vez do Smashing Pumpkins voltar com sua formação original. Segundo confirmação do próprio vocalista Billy Corgan, o sonho dos fãs deve ser realizado neste ano, em que a banda completa 30 anos. O líder e principal compositor da banda se reunirá a James Iha, D’arcy Wretzky e Jimmy Chamberlin após 17 anos.

Em entrevista à rádio norte-americana The Loop, Corgan disse: “As coisas estão bem encaminhadas”, porém, deixou no ar uma espécie de ressalva, dando a entender que essa reunião não será duradoura: “Nós temos vontade de tocar [juntos], mas o mundo mudou muito [desde a última vez]”.

O baterista Chamberlin foi o primeiro a deixar a banda em 1996, demitido após sua prisão por porte de drogas depois de uma overdose com o tecladista de apoio da turnê Johnathan Melvoin, que veio a falecer. A baixista D’arcy se desligou do grupo em 1999, e foi substituída por Melissa Auf Der Mauf do Hole. O fim do Smashing Pumpkins foi anunciado em dezembro de 2000.

Em 2001, Corgan formou o Zwan com Chamberlin, depois se lançou em carreira solo e retornou com o Pumpkins em 2006. A princípio com Chamberlin (até 2009) e posteriormente como único membro original.

Segundo Corgan, as reuniões são sempre estranhas, porque as pessoas vão aos shows cheias de expectativas: “Se o fizermos, será para fazer as pessoas felizes, não remar contra a maré daquilo que as pessoas querem ouvir. Mas o meu interesse nessa reunião é limitado”, acrescentou com sua já conhecida falta de entusiasmo.

James Iha já vinha fazando participações em alguns shows recentes do Pumpkins, e a reconciliação de Corgan e D’arcy se deu logo em seguida. O Smashing Pumpkins esteve no Brasil pela última vez em 2015, quando também participou do Lollapalooza Brasil em São Paulo.

Sair da versão mobile