A atriz Angelina Jolie está vendendo a única pintura criada pelo lendário primeiro-ministro britânico Winston Churchill durante a Segunda Guerra Mundial, com o trabalho estimado em 2,5 milhões de libras (3,4 milhões de dólares).
Churchill pintou a “Torre da Mesquita Koutoubia” em Marrakesh, Marrocos, depois de participar da Conferência de Casablanca em janeiro de 1943, durante a qual ele e o presidente dos Estados Unidos, Franklin D. Roosevelt, formularam o próximo estágio de sua estratégia para derrotar a Alemanha nazista.
“É a única obra que Churchill pintou durante a guerra, talvez encorajado pelo recente progresso feito pelos Aliados no que ele considerava um dos mais belos países que ele havia encontrado”, disse Nick Orchard, chefe de arte britânica moderna em leilão casa Christie’s.
A pintura foi feita depois que os dois líderes concordaram em aceitar apenas uma “rendição incondicional” das potências do Eixo, uma declaração de intenção estrategicamente significativa das duas figuras do tempo de guerra.
Churchill deu a pintura a Roosevelt, mas não se sabe como ela acabou entrando na coleção de obras de arte de Jolie, apenas que a atriz adquiriu em 2011 e agora, dez anos depois, coloca a venda.
Embora Churchill tenha pintado várias cenas no Marrocos antes do início da guerra, esta é a única obra conhecida que ele fez entre 1939 e 1945.