Mais uma notícia desanimadora para a TV aberta. As principais apostas da nova programação do SBT, Chega Mais e Tá na Hora, não apenas derrubaram a audiência da emissora em mais de 30%, mas também se tornaram problema financeiro e estão encalhados no mercado publicitário, sem um único intervalo comercial em mais de duas horas de atrações.
O Chega Mais, que vai ao ar das 9h30 às 13h30, tem apenas dois intervalos, totalizando 13 minutos. O último break costuma ir ao ar por volta das 11h05, e o programa fica pelo menos duas horas e 15 minutos sem comerciais, havendo apenas uma ação de merchandising às 12h. A situação do policialesco Tá na Hora é semelhante. Com duas horas e 15 minutos de duração (no ar das 17h30 às 19h45), ele tem apenas um intervalo de seis minutos e meio, logo no início, e depois fica apenas com ações de merchandising.
Apesar de os preços oficiais de anúncios serem altos, fontes do mercado indicam que o SBT oferece descontos significativos para anunciantes assíduos. Assim, a receita com intervalos comerciais não chega a ser tão expressiva quanto aparenta. Com muito conteúdo jornalístico, esses programas podem estar dando prejuízo, e nos bastidores do SBT, há quem projete um rombo de R$ 100 milhões em 2024 devido aos investimentos em novos programas.
A proporção entre intervalo comercial e conteúdo nesses programas é uma das mais baixas das grandes redes, com apenas 5,8% do tempo ocupado por intervalos no Chega Mais e 4,7% no Tá na Hora.
Faz muito tempo que o SBT busca uma nova identidade…
Com informações via UOL
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