Elon Musk anuncia cobrança para usuários participarem do X/Twitter, começando em dois países

Elon Musk deu início ao seu plano de cobrar dos usuários do X, anteriormente conhecido como Twitter, para participar e publicar conteúdo na rede social.

Em 17 de outubro de 2023, X disse em uma postagem em seu site que começou a testar “Not A Bot”, um novo nível de assinatura para os usuários nas Filipinas e Nova Zelândia. O plano de assinatura “Not a Bot” custará US$ 1 anualmente no X, acrescentando que os preços variam de acordo com o país e a moeda. Com a assinatura os usuários no plano X poderão “realizar determinadas ações na versão web da plataforma, como postar conteúdo, curtir postagens, responder, repassar e citar postagens de outras contas, marcar postagens como favoritos”.

Na terça-feira, em uma postagem no X, Musk disse que a plataforma daqui para frente será gratuita para leitura, “mas US$ 1/ano para escrever. É a única maneira de combater bots sem bloquear usuários reais. Isso não impedirá completamente os bots, mas será 1000 vezes mais difícil manipular a plataforma.”

Musk disse no mês passado que o X/Twitter está “passando a ter um pequeno pagamento mensal pelo uso do sistema X” – uma etapa que é necessária, disse ele, para impedir a praga de bots que inundam a plataforma. Seus comentários sobre a cobrança dos usuários do X ocorreram durante uma discussão sobre IA que incluiu o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu. Musk disse que a taxa mensal pode ser “alguns dólares ou algo assim”, o que, segundo ele, seria suficiente para impedir a criação de contas de bot.

“Este novo teste foi desenvolvido para reforçar nossos já significativos esforços para reduzir spam, manipulação de nossa plataforma e atividade de bot”, disse X no post sobre o plano de assinatura Not a Bot. “Isso avaliará uma medida potencialmente poderosa para nos ajudar a combater bots e spammers no X, ao mesmo tempo que equilibra a acessibilidade da plataforma com o pequeno valor da taxa. Neste teste, os usuários existentes não são afetados.”

Por enquanto o preço na Nova Zelândia será de $ 1,43 NZD por ano, e nas Filipinas será de ₱ 42,51 PHP por ano. Novas contas criadas no X, nestes dois países, serão primeiro obrigadas a verificar o seu número de telefone.

Em outubro de 2022, depois de Musk ter fechado a contragosto a aquisição do Twitter por 44 bilhões de dólares, a plataforma começou a passar por rápidas modificações – cortando cerca de 80% da força de trabalho da empresa, até o anúncio de renomear o Twitter para “X” em julho deste ano.

Sair da versão mobile