Na reta final dos preparativos do 19º. Flipoços, a curadoria anuncia o nome dos vencedores do 2º. Prêmio Renovagraf de Escritores Independentes. O processo de inscrições iniciou-se em outubro de 2023 e de lá até final de janeiro, foram mais de 160 inscrições de todas as partes do Brasil. Foi a primeira vez que a Renovagraf apoiou a iniciativa e isso fez toda a diferença para repercussão do concurso.
Segundo Claudio Apariz, gerente comercial, esta iniciativa é a primeira de muitas. “Temos a intensão de dar continuidade a esta parceria, pois além de darmos todo apoio aos escritores na produção e impressão dos livros com valores especiais, ainda, podemos ser um suporte aos festivais como estímulo a que mais iniciativas como estas possam acontecer”, enfatiza ele.
O resultado com o nome dos vencedores do 2º. Prêmio Renovagraf Flipoços para Escritores Independentes saiu e divulgamos aqui o nome dos contemplados:
1º. Lugar – Sueli Gutierrez Angles – Obra: Quem era Maria Quitéria? – São Bernardo do Campo – SP;
2º. Lugar – Genivaldo Luiz Santos de Jesus – Obra: Sofia e o Relojoeiro – Salvador – BA;
3º. Lugar – Natalia Medeiros de Santana – Obra: Procissão – São Paulo – SP.
O edital do 2º. Prêmio previa como avaliação das obras finalistas, uma enquete com a participação popular pela internet, entretanto, a curadoria do Festival em comum acordo com o júri, para dar um caráter mais profissional e privilegiar os autores e as obras de melhor valor literário, optaram pela análise feita somente pelo corpo de jurados, formado por profissionais altamente qualificados. Os jurados foram Sandra Espilotro (editora, membro da comissão de editais do Proac, curadora e jurada do Prêmio São Paulo de Literatura); Daniel Furtado (psicólogo, pós graduado em Administração, palestrante motivacional e escritor); Nadja Moreno (escritora, revisora, preparadora de textos, editora da Editora Pendragon); Silvia Schultz (escritora, pintora e professora da Yoga); Daniel Pimenta (engenheiro, escritor e professor universitário); Sergio Montero (professor de literatura, especialista em literatura latino-americanas, cocurador do Flipoços).
Os vencedores do Prêmio vão participar do Festival, de uma mesa de bate-papo e ainda terão suas obras disponibilizadas para vendas na Tenda da Renovagraf no período do Festival.
O público pode se programar para vir para Poços de Caldas de 27 de abril a 05 maio para desfrutar da intensa programação cultural e literária durante nove dias, em que o centro histórico da cidade vai se transformar na 1ª Vila Literária de Minas Gerais.
Comente!