No mundo dos games, poucas figuras são tão icônicas quanto Hideo Kojima, o visionário por trás da série Metal Gear Solid e Death Stranding, dirigiu seu olhar crítico para outra obra que não está sob seu comando: “Coringa: Delírio a Dois”. Kojima acredita que a controvérsia em torno do filme, dirigido por Todd Phillips e estrelado por Joaquin Phoenix, mudará drasticamente nos próximos 10 a 20 anos.
“Coringa: Delírio a Dois” foi um verdadeiro divisor de águas nas expectativas dos fãs, com os fãs do primeiro filme desgostando a interpretação escolhida, enquanto alguns aclamam a visão ‘alternativa’ do diretor Todd Phillips.
Kojima sugere que os debates do filme são apenas o começo de uma reavaliação mais profunda. “Eu vejo muitas das críticas a ‘Coringa’ como sintomáticas de nossa era atual,” disse Kojima em uma recente entrevista. “Estamos em um momento de grande sensibilidade e transformação social. É natural que um filme como esse cause desconforto. Mas acredito que, com o tempo, conforme nossa perspectiva cultural evolua, veremos ‘Coringa’ sob uma nova luz.”
Kojima aponta para obras que, inicialmente controversas, foram eventualmente celebradas como clássicos. Ele cita “Blade Runner”, de Ridley Scott, como um exemplo. “Quando foi lançado, ‘Blade Runner’ foi mal recebido, mas hoje é considerado um marco no cinema de ficção científica. Eu vejo um caminho semelhante para ‘Coringa’.”
Para Kojima, parte dessa reavaliação virá da maneira como a sociedade muda sua compreensão sobre os temas abordados no filme. “Estamos constantemente aprendendo e desaprendendo. O que hoje é visto como problemático pode, no futuro, ser entendido de uma maneira mais nuançada e informada.”
Seja qual for o futuro de “Coringa: Delírio a Dois”, uma coisa é certa: o filme seguirá causando debates!