Martin Scorsese mais uma vez expressa seus sentimentos sobre os filmes de quadrinhos, alegando que eles e as franquias apresentam um “perigo” para a cultura, ao mesmo tempo que exorta os amantes do cinema a apoiarem outros diretores como Christopher Nolan.
Durante um perfil com a GQ, Scorsese falou contra o quanto os filmes e franquias de quadrinhos dominaram o cenário da indústria, acreditando que poderiam impactar negativamente gerações de espectadores. De acordo com o diretor vencedor do Oscar, eles enganam o público atual e futuro que não está familiarizado com outros tipos de filmes. “O perigo é o que isso está causando à nossa cultura”, disse ele. “Porque agora haverá gerações que pensarão que os filmes são apenas isso – isso é o que os filmes são.”
Quando pressionado sobre se ele acredita que alguns fãs compartilham seus sentimentos, Scorsese insistiu que vários o fizessem. Em sua opinião, é preciso haver mais apoio para diretores como Christopher Nolan, pois ele acredita que as pessoas de dentro e os apoiadores da indústria precisam “salvar o cinema” do ataque de filmes e franquias baseados em quadrinhos em Hollywood.
“Eles já pensam isso”, disse ele. “O que significa que temos que lutar mais fortes. E tem que vir do nível popular. Tem que vir dos próprios cineastas. E você terá, você sabe, os irmãos Safdie, e você terá Chris Nolan, entende o que quero dizer? E acerte-os de todos os lados. Acerte-os de todos os lados e não desista. Vamos ver o que você tem. Vá lá e faça. Vá reinventar. Não reclame disso. Mas é verdade, porque temos que salvar o cinema.”
Scorsese já manifestou seus sentimentos sobre os filmes de quadrinhos antes, especialmente as ofertas do Universo Cinematográfico da Marvel, falando abertamente de sua antipatia pelo MCU e comparando os filmes da Marvel a passeios em parques temáticos, questionando sua substância. Seus comentários anteriores atraíram respostas do escritor Kevin Smith e outros que falaram sobre como seus comentários provavelmente irritaram colegas escritores de quadrinhos e fãs de filmes de super-heróis.
Scorsese está ocupado promovendo seu próximo drama de faroeste, Assassinos da Lua das Flores, que narra a história real dos assassinatos da nação Osage em Oklahoma durante a década de 1920. Estrelado por Leonardo DiCaprio, Lily Gladstone, Robert De Niro e Brendan Fraser, Assassinos da Lua das Flores recebeu ótimas críticas antes de seu lançamento na América do Norte, atraindo rumores para possíveis indicações ao Oscar. Scorsese aparece no filme como uma personalidade do noticiário de rádio.
Junto com Assassinos da Lua das Flores, Scorsese está trabalhando em um próximo filme sobre Jesus Cristo, um projeto que ele anunciou após uma visita ao Vaticano em maio passado.
Fonte: GQ