Super Mario não é italiano???

Criador do NES explica

Mario, o famoso protagonista do icônico game Super Mario Bros e símbolo da Nintendo, é um encanador de origem italiana, certo? Parece que não. Ao contrário do que pelo menos três gerações que cresceram com o jogo acreditavam, o personagem é… japonês.

Em entrevista ao Kotaku (via CBR), Masayuki Uemura, criador do Famicon – NES no ocidente, carinhosamente chamado de Nintendinho no brasil – falou sobre o desenvolvimento da plataforma. Nisso, o designer soltou uma bomba sobre a criação de Mario: “Super Mario Bros. não se passa no Japão, mas o personagem é japonês. O nome Mario soa italiano, mas ele não é italiano. Eles foram realmente capazes de capturar essa ambiguidade.”, revelou.

Mario sendo japonês seria um choque para muitas pessoas, incluindo o próprio Shigeru Miyamoto criador do astro da Nintendo. Ele sempre citou seu amor de infância por quadrinhos como uma influência no design de Mario. Isso inclui quadrinhos estrangeiros, de onde ele teve a ideia de dar a seus personagens características ocidentais como narizes grandes.

A verdade é que a identidade de Mario como italiano ficou registrada no cérebro de gerações de fãs por suas aparições em outras mídias, desde a lenda do wrestling profissional italiano Lou Albano, que o interpretou em sua primeira encarnação em live-action, até o infame Super Mario Bros. de 1993. Essa adaptação cinematográfica, fracasso de público e crítica na época do lançamento, também retratou os irmãos como ítalo-americanos, mesmo que fossem interpretados pelo inglês Bob Hoskins e pelo ator colombiano John Leguizamo.

Vale lembrar que Mario a princípio era um carpinteiro em sua primeira aparição em Donkey Kong. O cenário subterrâneo de SMB levou Miyamoto a decidir que Mario era um encanador italiano de Nova York.

A Nintendo nunca declarou oficialmente que Mario é um personagem japonês com nome italiano. Uemura se aposentou da Nintendo, então sua opinião sobre as origens de Mario podem até ter credibilidade, mas não o selo de aprovação da empresa.

Apesar de Uemera ser o criador do NES, é improvável que sua opinião sobre a origem de Mario mude a maneira como o personagem é percebido. Como a Nintendo nunca o chamou oficialmente de japonês significa que vale o que se estabeleceu no imaginário popular.

Leia mais sobre Super Mario na Ambrosia

Sair da versão mobile