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A tragédia ronda o Superman

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Atenção, caso não queira descobrir um dos maiores spoilers do ano passe longe deste artigo, pois o que revelarei a seguir pode estragar a graça de quem acompanha os quadrinhos do Superman no Brasil.

A revista Action Comics 870, que está sendo lançada nos Estados Unidos hoje, trás a conclusão da saga ‘Brainiac’ e um fato que pegou muita gente de surpresa: a morte de Jonathan Kent por ataque cardíaco após salvar Martha enquanto Brainiac destruia a fazenda dos Kent, motivo este do ataque no coração de 69 anos do papai de Clark.

Os responsáveis pela tragédia foram Geoff Johns e Gary Frank, que em entrevista ao jornal Daily News destacou: “Foi provavelmente a cena mais difícil que já tive de escrever. É por isso que não há diálogos na cena, não havia nada para se dizer.”

Como podemos ver na imagem ao lado, o Superman tenta chegar o mais rápido possível a fazenda dos Kents, porém mesmo com toda sua velocidade ele não foi capaz de impedir a morte de seu pai. Mas para piorar a situação, ao que parece Clark estava distraido e não foi percebeu enquanto sua mãe gritava por socorro até ser tarde demais. Fato este que indica um futuro Superman assolado pela ‘falha’ cometida quando sua família mais precisou dele.

Por fim, vale lembrar que na maioria das encarnações do herói seu pai morre ou já estava morto, algo que acontece desde a primeira versão do personagem na primeira metade do século XX e que se repetiu no filme original e mais recentemente em Smallville. Nos quadrinhos o pai de Clark foi ‘ressucitado’ no início dos anos 80 após a reformulação imposta por Byrne para o herói.

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Sal -

on drums

28 Comentários

  • Perdoem-me os puristas e os fãs dos “velhotes” mas Tia May, Jonathan Kent, Logan (!?!), Odin e Pai Celestial devem seguir o cíclo da vida e morrer…nada de paparicos de autor na continuidade dos heróis (senão, isso acaba gerando coisas como “One more day”).

  • Um dos momentos mais emocionantes de All-Star Superman foi quando Jonathan “Pa” Ken morre tb.
    Mas já tava meio anunciado isso em Final Crisis: Last Will

  • Acabo de ler. Muito boa a cena da morte do Pa Kent! Não foi uma distração qualquer, foi um MEGA EVENTO que tem haver com o próximo arco New Kyrpton.
    Ai vai o Spolier:
    Simplismente Kal-El , após derrotar Brainiac e devolver Metropolis ao seu lugar e estado natual, corre contra o releogio quando a cidade engarrafada de Kandor com uma porrada de Kryptonianos está para voltar ao tamanho original. Sem pensar, ele voa para o Artico e , ao lado de sua fortaleza a cidade surge. Enquanto contempla (e não se distrai, BEM diferente) o surgimento de uma cidade de seu planeta natal na Terra, Clark deixa de ouvir os gritos de sua mãe, enquanto seu pai terrestre tem um ataque do coração após salva-la de uma explosão causada por destroços da nave de Brainiac. A cena anterior a essa pagina e a posterior são sensacionais.

  • Bom, o Jonathan já vai tarde, é um coadjuvante que não faz a menor diferença, a questão é que vai criar uma inconsistência, pois o que a dona Martha vai fazer sozinha na fazenda? No filme Superman the movie ela é simplesmente ignorada, mas imagino que nos quadrinhos eles não vão poder fazer a mesma coisa, será que a Lois vai gostar de morar com a sogra????????????????????????

  • Isso, inclusive tem cenas extras dela com o namorado. E erros de gravações hilários com o namorado.
    A primeira cena que ela aparece , quando a nave de Clark vai cair é exatamente o namorado indo embora de caminhão dizendo “Bye Martha”. Ela está lavando a louça da comida do encontro que eles tiveram.
    Valmer, pra mim a graça é ele só ter morrido agora. O personagem foi ressucitado na reformulação de Byrne em 87 para humanizar nosso Homem de Aço e colocar ele em contraponto com Batman. Inclusive quando está investigando Clark sobre o livro de recortes de jonal da Ma Kent, Bruce vai até smallville disfarçado de detetive particular e entende a ” inocência idealista” do Superman. Como você mesmo disse uma vez, não existe personagem ruim, existe personagem mal aproveitado. A viúva Martha Clark Kent (sim , Clark é o nome de solteiro dela, e antes dela casar com Jonathan ela teve um caso com um fuzileiro americano, segundo Byrne. Quase que Kal-El fica sem pais humanos).
    Na saga entre a Morte de Superman e o Retorno, que saiu numa edição com uma capa verde aqui no Brasil pela Abri , Pa Kent tem um papel fundamental. Enquanto Ma está chorando a morte de seu filho e consolando Lois, quatro pessoas aparecem como Superman (Supercyborg , Erradicator, Superboy/Connor Kent e Aço) mas Pa Kent não se conforma e chega de alguma forma que eu nao me lembro (sertá que com ajuda do holograma do Jor-El? Acho que isso é Smallville…) vai para o “mundo espiritual kriptonano” buscar o filho (que estava em estase até então). Essa idéia deles serem figuras importantes pra humanização do Superman estava contida em diversas sagas e histórias até hoje inclusive. Em DK2 de Frank Miller quando Kal-El vai finalmente ajudar Batman e sua “cruzada de colantes” ele fala em seus pensamentos com seus pais. Uma das cenas mais singelas de Crise de Identidade se dá logo no começo que Clark está junto com seus pais em Smallville com seus pais. Em Reino do Amanhã o que faz Kal-El voltar á ativa é o fato de Magog ter destruido por acidente o Kansas (seu estado americano adotivo, onde seus pais viveram). Ele trás o cheque da assinatura do Daily Planet de sua mãe de volta dizendo que ele tem direito a inlcuir uma assinatura gratuita para eles por ele ser jornalista de lá. Ela dá uma bronca de mãe mesmo, porque quer assinar o jornal e por Clark ter usado sua visão de raio x para ver o conteúdo do , e ainda diz “aposto que o Batman não faz isso com os pais dele”. Clark simplesmente olha pra ela com um sorriso assustado e diz que se ela quiser ela pode continuar assinando o Jornal.
    Alias, parando pra pensar, essa personagem que coleciona recortes de jornais é fundamental para entender a escolha de Clark pelo jornalismo como carreira humana. Ma e Pa simbolizam isso, as escolhas e convicções humanas do Homem de Aço. A certeza de que ele se mantem incorruptível por fidelidade emotiva àqueles que o criaram. Para que o Homem seja menos importante que o Super.
    Pra mim o Geoff Johns criou uma cena perfeita de turning point pro Clark: Ao mesmo tempo que ele resgata uma parte de sua herança Kryptoniana (é Kandor finalmente ” desminiaturalizada” (tá certo isso, editor? rs)E isso está contido em forma de arte na cena. A morte dessa referência humana do herói. Provavelmente quando ele vai mais precisar dela.
    Tadinha da Lois se Ma vier para Metropolis, morar com a sogra é o fim. rs
    Mas quem sabe não pode ser mais um desafio “humano” para o Super-casal.

  • Kandor ser uma cidade em miniatura onde os kriptpnianos viviam sempre foi uama das coisas mais babacas do superhomem, alem disso nunca me conformei com aqueles habitantes escolhendo viver em miniatura quando eles podiam rapidamente inventar um modo de escapar daquela garrafa. Nao foi trabalho de nenhum genio tirar eles de la

  • Nossaaaaaaaaaaa, acho que estou com uma memória super seletiva, não me lembro de nenhum namorado da Martha em nenhum dos filmes, imagino que o conceito ficou tão bizarro que eu deletei completamente isso!

  • A única grande questão que essa última saga traz é: QUANTO TEMPO VAI LEVAR PARA OS ESCRITORES INVENTAREM UM VÍRUS QUE DIZIMARÁ TODA A POPULAÇÃO DE KANDOR? Ou vocês acham mesmo que a DC vai manter uma cidade inteira de supermen voando por aí como líbelulas malucas?

  • @ Daniel, a descrição que o Superman estava distraido enquanto o pai dele morria eu tirei do próprio release da DC, e pensando bem dizer que ele estivesse contemplando é praticamente a mesma coisa.
    @ Walmer, do jeito que a DC é, eles vão encolher a cidade novamente quando a história perder a graça.
    @Lam… Como eu bem disse, o Geoff Johns tá se saindo o Strazinsk da DC – a única diferença é que a DC não dá tanta liberdade quanto a Marvel dá a seus criadores. Sinceramente não vejo brilhantismo no trabalho do Geoff, ele só é muito competente… mas nunca vai chegar nem perto de um Alan Moore, Neil Gaiman, Grant Morrison… pelo menos não se ele se mantiver nos heróis clássicos da DC

  • O namorado da Martha surgiu apenas no Returns.
    Claro que o Geof Johns pode chegar aos pés deles, do Morrison já tá chegando. Isso que é bom nele, ele é competente, não tem ataque de estrelismo.
    E a DC dá muito mais liberdade aos roteiristas, na Marvel o Joe Quesada impõe suas idéias, até que o Stras ficou puto com isso, porque foi o Joe Quesada que fez a cagada na vida do Aranha introduzindo filhos da Gwen e Pacto com Mefisto. O Stras ficou com tanta raiva que pediu pra não ser creditado em One More Day.

  • Lam, o caso do One More Day é bastante isolado na Marvel. A própria Marvel é chamada de “A Casa das Idéias” enquanto a DC é conhecida como “A Rocha”, justamente por prender seus personagens nos conceitos clássicos. Os personagens da DC mudam, mudam e continuam a mesma coisa sempre, principalmente agora que trouxeram o Hal Jordan e o Barry Allen.
    Quanto ao Geoff, cara.. o que o Morrison fez com Homem-Animal e Patrulha do Destino são bons exemplos do que ele é capaz de fazer com personagens buchas. Ficando apenas nos personagens ‘heróis’, ainda quero lembrar que Morrison trouxe os X-Men para o século XXI e que suas histórias em Batman de longe são a melhor coisa que aconteceu com o Morcego desde a época do O’Neal (e olha que ele ainda não terminou). Esse tipo de trabalho é algo único, colocando Morison longe dos bons escritores.

  • Geof Johns simplesmente reformulou toda a Tropa dos Lanternas Verdes, também a trouxe para o século XXI.
    Criou o conceito de recrutas, deu uma origem pra Impureza Amarelo, amarrou todo o lance da Noite Mais Densa, criou novos Lanternas carismáticos.
    O que o Morrison fez para os X-Men, o Johns está fazendo para os Lanternas. Olha o que ele está fazendo com o Superman, levando ele para o lugar que nunca deveria ter saído, para o topo.
    Qual a graça dos herois DC não serem herois? Aí vira Image.

  • Trouxe o Lanterna para o século XXI? Pena que eu não li isso ainda, vai sair quando?
    O que eu li do Lanterna foram apenas boas histórias usando os mesmos itens do Lanterna da década de 70 e 80, o que ele fez foi simplesmente esquecer 90% dos anos 90. Verdadeiramente o único conceito novo que o Geoff vai experimentar (pq ainda não experimentou) é a idéia que agora os Lanternas Verdes podem matar. De resto são todos os velhos conceitos revisitados.
    E nada disso faz o Geoff chegar aos pés do Morrison, nem mesmo usando a criatividade do Alan Moore ele vai chegar perto do Morrison (mesmo comparando com X-Men, que não é nada quando comparado aos Invisíveis por exemplo) 😀
    Essa é uma discussão perdida, pois é querer comparar Chris Claremount com Alan Moore.

  • Ai, vou falar com toda sinceridade, com todo carinho do mundo, Camino, Valmer ….
    P****, VCS SÃO CHATOS PRA C******. Pelamordosnovosdeuses VÃO LER OUTRA COISA, SEUS MARVETES RECAUCADOS RS
    Deixa o Super e a DC em paz. Né Lam? rs 😉
    Camino, me avisa quando for seu aniversário, querido, vou te comprar um Aurélio. Fala que contemplar é a mesma coisa que distrair pra qq pessoa que faz meditação e depois me conta a resposta. No caso do Super, distraido seria se ele não estivesse fazendo nada demais. Contemplar é ele testemunhar surgir uma CIDADE do seu planeta e não observando o balançar da Cat Grant. Acho que pra carga dramática agradece. rs 🙂
    C**** se vcs acham ruim Kandor e a saga New Krypton. Me diz um exemplo de coisa melhor que alguma editora (DC , Marvel, Image ou qq outra) tenha feito com um herói icônico e tenha sustentado. É obvio que eles vão dar um fim pra isso. Se vai ser bom ou não, só o tempo dirá. Eu torço pra que seja legal, acho a ideia bem bacana, e acho que a DC está com maturidade pra fazer dessa saga um acontecimento. Ainda mais agora que ela está competindo com uma Marvel que “pretende” empreender mudanças “eternas” nos seus personagens (HA HAHA) Agora, só não vem com essa m… de a DC é isso, a DC é aquilo. Hello? Ultimate vol 3! Aranha e Mefisto ! Fênix morreu, viveu, morreu… Elektra morreu, viveu, é uma mutante, morreu, viveu, é uma Skrull! UMA SKRULL! Chatos pra caral… rs
    Não dou 5 anos pra todo mundo da Marvel esquecer esses eventos. Fala sério.
    Por outro lado o Geoff matou o PA Kent nessa revista que era uma ideia de 1987 que sobreviveu todos esses anos, a reformulação de 2004. Estamos em finais de 2008. 21 anos! Ou seja, se vcs pensarem, a coisa pode tomar uma dimensão larga. E o mais engraçado é vcs falarem que o personagem ja devia ter morrido. Santa inconsistência de discurso, Batman!
    Tá agora eu vou falar: Até o Xavier já andou por um tempo da Marvel! ANDOU! E depois virou paraplégico de novo!
    Tudo bem que o Jason Todd voltou da morte (urgh) mas a Babs andou depois do tiro da Piada Mortal ?
    Apareceu uma Batgirl de outra realidade em Zero Hora, no máximo!
    E justiça seja feita uma vez na vida, todo mundo fala mal do Chris Claremount, nem acho que ele seja tão genial quanto o Moore tb (é comparar alhos com bugalhos) mas P*****, vai escrever um título de sucesso pela quantidade de anos que ele escreveu. DE SUCESSO! Me diz uma história REALMENTE ruim do X-Men da fase do Claremount. Eu digo VARIAS depois dele pq ficou facil dizer que a culpa dos Mutantes da Marvel serem ruins é do Claremount.Ou que as Crises da DC são culpa dele. Mas ele só escreveu UMA crise!!!!!!! E eu sou fã dos Novos Mutantes dele até a Louise Simpson destrui-los. Miragem, Karma, Missil, Mancha Solar, Lupina, Warlock, Doug … E adoro a fase do Satelite da Liga dele e do Perez. Podem não ser geniais, mas eram muito boas.
    Dessa parada nova toda de Tropa eu to por fora, mas como vcs tem se mostrado uns chatos enquanto a qq coisa da DC, fico com a opnião do Lam. rs

  • Perai, para tudo!, agora que eu li: “Verdadeiramente o único conceito novo que o Geoff vai experimentar (pq ainda não experimentou) é a idéia que agora os Lanternas Verdes podem matar. De resto são todos os velhos conceitos revisitados.”
    AI CAMINO, ADORO VC, MAS VC TÁ VIAJANDO! Só????? SÓ??????
    Bicho, isso é DC cara! o Wolverine é da outra editora!!!!!!!!!!!!!! Super-Heróis não matavam! Laternas tem que ser DIGNOS! E dar valor a VIDA!
    COMO SÓ????? ISSO MUDA T U D O!

  • @ Daniel, se você olhar o meu artigo falando sobre a Nova Kripton vai ver que eu gosto muito dessa idéia, eu só concordo que aquela cidade encolhida foi sempre uma parte do universo do Superman a ser abominada. Como bem disse o Hupert, não tinha sentido algum em os personagens viverem encolhidos.
    Quanto ao Pa Kent, eu sinceramente acho que não deviam ter matado ele. A presença de um macho humano influênciando o Superman é muito importante e não valeu a pena descartar isso por algumas boas edições extras. Como bem foi levantado agora a Martha vai perder parte de seu sentido e virar mais uma Tia May nos quadrinhos.
    E o mais importante Daniel, quando eu escrevi que era a mesma coisa que comparar Claremount a Alan Moore, eu me referi justamente a melhor fase do escritor… não dá para criticar um cara que escreveu de maneira maestral 10 anos dos X-Men da maneira como ele fez, cheia de histórias memoráveis. O que eu quis dizer é justamente o que você comentou em seguida:
    “nem acho que ele seja tão genial quanto o Moore”
    É só isso, adoro as histórias do Geoff Jons mas sei que ele não é genial igual ao Morrison. E não há problema algum nisso, ele tá sendo para a DC algo parecido com o Claremount dos anos 80 na Marvel.
    ————————
    Já sobre a questão dos Lanternas Verdes matarem, isso é algo muito mais complicado.
    Resumindo eu vou adiantar que eles ganham “autorização” para matar durante e depois da Guerra do Anel (Sinestro Wars), e ao meu ver isso vai realmente ser um trava no futuro – por isso que eu gosto de comparar o Geoff ao Strazynsk, os dois adoram cagar essas regras alterando os conceitos fundamentais dos personagens.
    Um dos grandes elementos chaves do herói, e estou falando aqui do arquétipo geral, é que sempre é preciso que ele se supere para enfrentar sejá lá o que tiver enfrentando. O Superman é o personagem mais poderoso, mas o fato de não matar faz com que ele precise tirar mais de si a cada vez que enfrenta uma grande dificuldade, já que seria simples para ele acabar de vez com seus inimigos. É a mesma coisa com qualquer grande super-herói (Homem-Aranha, Demolidor, Batman). E é isso que o Lanterna ao meu ver perdeu com essa decisão da DC, claro que eles colocaram outro gatilho no lugar (lanternas alphas), mas em essência o personagem agora perdeu o desafio.
    Como eu sempre falo a melhor história do Superman é quando ele é forçado e enfrentar o “Authority” personalizado pela Elite em “Olho por Olho”, Action Comics 775 e que saiu também na Coleção DC 70 Anos – As Maiores Histórias do Superman. Essa história em particular representa justamente isso, a superação do personagem nesse sentido.

  • Sabem que eu notei uma coisa interessante aqui no site. Tem muito mais leitor da DC do que da Marvel. Esse tipo de discussão não surge nos tópicos da Marvel. Mas, já que eu to aqui, vou dar meu pitaco também, mesmo sem ler muita coisa. A DC tá fazendo direitinho. Eu andei lendo umas coisas do Lanterna que o Lam me passou e alguns gibis do Batman do Morrison e sinceramente acho que ambos estão muito bons, óbvio que eu tenho preferência pelo Morrison, mas os Lanternas estão muito legais também.
    Agora, essa fita do Superman, Kandor crescida, morte do Pa Kent, já tava mais que na hora de acontecer. Eu, após anos de coleção, parei de comprar Aranha por causa das péssimas sagas criadas com o herói porque simplesmente bateu o estrelismo no editor e ele achou que poderia mandar nas revistas. Se os escritores não ganham a devida liberdade, quem sai perdendo é o leitor e pelo jeito a DC aprendeu isso após anos de rigidez editorial. Tanto isso é verdade que, quando surgiu uma mudança maior, surgia logo em seguida uma crise para voltarmos ao Status quo.

  • JR, tirando o Batman, eu leio sem prefêrencia tudo que me interessa de ambas editoras, e após refletir sobre o assunto cheguei a conclusão que a Marvel parou de dar prioridade a seus personagens. Agora na Marvel tudo gira em torno das Sagas, enquanto que na DC mesmo a Crise Final não chega a influenciar as revistas como acontece com Invasão Secreta, Guerra Civil etc. Acho que isso torna mais fácil acompanhar um personagem

  • Vou falar que Lanterna Verde sempre pôde matar, só que nunca foi relevante isso.
    Afinal, o Hal Jordan matou 10 Lanternas antes de virar Parallax. Ele matou diretamente com seu poder, ele não tacou algo neles, ou usou armas, ele matou os 10 usando seu anel. Não sei se quando o Kyle trouxe a Tropa de volta, se surgiu a Proibição de Matar, eu sei que ele criou as Guardiãs, porque antes só haviam Homens nos Guardiões.
    Mas a parada de matar pode ser travada pelos Guardiões de Oa a qualquer hora, só foi algo necessário pra vencer a Tropa Amarela e o grande trunfo do Sinestro.
    O grande mérito do Geoff Johns foi criar a origem da Impureza Amarela, com toda a relação do Medo, o Mogo agora direcionando os anéis, porque essa parada de ser portador era muito mal feita, qualquer um que pegasse o anel saia usando tranquilamente. No Renascimento, o Johns mostrou que usar o anel é um esforço tremendo, até que o Ollie mal faz uma flecha de energia, achei isso genial, não pode ser banalizado o poder da Tropa e os requisitos para ser um membro.
    Outra parada foda do Johns, foi o real motivo do Abin Sur viajar em naves, genial!

  • O velho patriarca da familia que cuidou do herói morre sem este conseguir ajudá-lo e se inicia um conflito interno e o remorso no peito do herói que muda toda a sua vida… Acho que já li isso em outro lugar…
    E alguma coisa me diz ele vai matar a Lois tentando salvá-la enquanto ela cai de uma ponte…
    Estou brincando, fico feliz de alguém tentar dar uma maior profundidade ao Super-Homem. Nunca consegui acompanhar nem gostar das histórias dele, mas parece que esta seqüência ficou muito boa. Gosto quando as pessoas morrem de problemas humanos como enfarte ou câncer, além de haver uma tentencia maior a elas não voltarem.

  • Daniel, agora vi o quanto você pode ser contraditório… Eu raramente cito a Marvel em qualquer comentário meu aqui(Talvez nunca tenha citado! Não me lembro, por que não fico me policiando tanto, parece que já tem muita gente aqui para fazer isso!), simplesmente por que na maioria das vezes nem lembro que ela exite, agora você sai disparando ******** por aí e me chama junto com outros colegas de “marvetes recalcados”(não é recaucados, Daniel)! O que você quer provar e para quem? Quer provar que é mais truculento que o narcisista Lam, que olha apenas para o próprio umbigo e quer atropelar todos que não concordam com sua idéia? Se é isso que está tentando fazer, o serviço está muito bem feito até agora! Numa sociedade livre cada um lê e fala o que bem entende, você vive querendo facistamente controlar o que os outros fazem ou devem fazem e isso sim é muito CHATO, para não dizer patético, num país que já viveu tantos anos de ditadura me irrita muito um discurso assim principalmente quando se torna tão repetitivo!
    Assim como o torcedor, que comprou e pagou o ingresso para ver um bom espetáculo de futebol, tem o direito de vaiar os atletas quando não fazem uma boa apresentação, nós que compramos (não pirateamos na internet) os títulos da DC temos o direito de criticar e reclamar daquilo que não está agradando, o que ainda não chegou no nível que desejamos, esse direito se aplica aqui e em todos os demais fóruns que tratem desse assunto, talvez na China seja diferente, mas enquanto os chineses não dominarem o mundo e talvez após isso também, vou continuar discordando da sua opinião até a morte mas vou morrer defendendo seu direito de manifestar a opinião, é mais do que muita gente faz ultimamente!

  • Camino: Entendi. Concordo.
    Valmer: HA HA HA HA! Why so serious? (vc conhece significado de um smile = ;)ou de risos = 🙂 ? )
    Chato pra c*********! Bla bla bla bla bla bla! rs 🙂
    Lam: Não bota pilha, narcisista rs 😉

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