Ícone do site Ambrosia

Apresentado o Bat-Mangá

Bat-mangáChip Kidd conhece? Nem eu, mas o cara lotou sua apresentação na San Diego Comic-Con sobre um livro de sua autoria chamado “Bat-Mangá: A História Secreta do Batman[bb] no Japão“, resultado de 10 anos de pesquisa realizada por Kidd no Japão mostrando desde os primeiros quadrinhos do Cavaleiro das Trevas na terra do sol nascente, a variedade de Figuras de Ação que o personagem possui e outras peculiaridades.

Segundo Kidd, o objetivo do livro será apresentar para o público ocidental diversos quadrinhos “perdidos” do Morcego por lá, para isto Kidd decidiu não retocar as imagens e assim passar a experiência original que os japoneses tiveram.

Ao que parece, o livro de Kidd dará grande destaque para Jiro Kuwata, o grande responsável pelo personagem no ocidente e que por anos vêm lutando “sem muito sucesso” para popularizar sua versão mangá do personagem. Neste momento, a melhor parte da apresentação ocorreu enquanto Kidd apresentava um mangá do Batman para a platéia e as cores mudaram de uma página para outra, Kidd então explicou que o dinheiro de Juwata havia acabado e que duas cores foram cortadas da impressão =D

Outro fato curioso segundo Kidd revelou é que ao apresentar o material para o lendário editor da DC, Paul Levitz, este disse que nunca havia visto nada daquilo. E olha que segundo o autor no livro ele apresenta 40% de tudo que foi produzido no Japão desde a década de 60, por fim, um fã perguntou a Kidd se ele sabia o motivo do Batman em quadrinhos nunca ter feito sucesso no oriente, Kidd então disse que acreditava que os Japoneses não entendiam o personagem pelo conteúdo (década de 60) ser satírico e irônico, mas que a “forma” do personagem sempre atraiu atenção dos japoneses.

Buenas, o livro de Kidd será lançado em Outubro[bb] deste ano e se você se interessou lembre sempre que existe a Amazon 😀

Sair da versão mobile