Esta semana a DC Comics finalmente se juntou a revolução digital dos quadrinhos, meses após a Marvel Comics lançar seu aplicativo para iPhone/iPad e mais de dois anos do lançamento do serviço de assinatura “Marvel Digital Comics“. E quem esperava algo diferente por parte da subsidiária da Warner vai se decepcionar, os aplicativos lançados para iPhone e iPad da DC foram desenvolvidos pela Comixology e são praticamente idênticos anteriores. A única verdadeira novidade lançada é a parceria com a Sony para levar as HQs também para o rede Playstation (PSP, PS3)!
Se por um lado é ruim ver que não houve grande investimento em criar uma experiência única para o leitor digital da DC Comics, por outro não haverá curva de aprendizado para aqueles que já estão habituados com os aplicativos da Comixology – como o Marvel Comics e o recém anunciado Boom! Studios (dona do catálogo Disney e Pixar nos Estados Unidos).
Abaixo um vídeo demonstrando os aplicativos da DC Comics.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=zd-Evfo03r4[/youtube]
Por enquanto a estratégia da DC é vender os lançamentos e revistas de catálogo numa faixa de preço que varia de US$ 0,99 até US$ 2,99, preço que já rendeu diversas criticas entre profissionais do mercado de quadrinhos. Eric Larsen, criador e desenhista do The Savage Dragon, acredita que o preço é demasiado parecido com as edições físicas e isto irá continuar estimulando a pirataria, além de levar a perda de vendas para outras editoras independentes que lancem publicações com um preço mais atrativo. Vale destacar nest artigo que a estratégia da DC segue a mesma linha da Marvel Comics e das principais publicações que estão convergindo para o meio digital, a indústria ainda parece acreditar que os consumidores aceitarão pagar o mesmo preço pelas edições digitais que pagavam pela mídia física…
Deixando esta discussão para os comentários, no anúncio oficial da empresa, realizado por Jim Lee, a DC estipulou como meta lançar mensalmente 100 novas edições digitais distribuidas entre quadrinhos novos e antigos, além de prévias de algumas edições e outros downloadas gratuitos (no lançamento a editora liberou 10 histórias de Batman Preto & Branco para download).
Como o melhor muitas vezes fica para o final, outro grande anúncio da DC Comics foi a criação de um sistema único de contas que terá como base o futuro site dccomics.com, permitindo aos consumidores digitais transferir os quadrinhos entre as diversas plataformas disponíveis, algo que na Marvel Comics ainda não ocorre. Explicando melhor, isto significa que os leitores poderão comprar gibis digitais no seu PSP e futuro baixá-los novamente no iPad ou em outros aplicativos 😀
Abaixo mais imagens dos aplicativos.