A Exposição “Nos Braços do Violeiro”, do artista visual e músico Yuri Garfunkel, tem visitação gratuita aos sábados, a partir das 17h, até o dia 25 de outubro durante a realização do Cantos do Jaguari Festival, no Centro Cultural Francisco Assis Pimenta (Rua Artur Bernardes, 268), em Bragança Paulista. A mostra reúne as páginas originais da HQ “A Viola Encarnada: Moda de Viola em Quadrinhos”, um romance gráfico inspirado em mais de 80 canções do repertório caipira, com roteiro e artes visuais de Garfunkel. O público terá acesso às pastas de rascunho e dos originais do livro e quadros. A curadoria é do art advisor João Carlos Villela.
A abertura da exposição foi no sábado (06/09) com apresentação da Orquestra Violeiros do Rio Jaguari, anfitriã da casa e idealizadora do Festival, seguida de apresentação musical de Yuri Garfunkel e Lula Fidalgo e roda de conversa sobre literatura e cultura caipira com o escritor e pesquisador de Literatura, Adriano de Almeida. No encerramento, os integrantes da Orquestra juntaram-se ao Yuri e Lula para embalar o público com clássicos e depois seguiram para a exposição.
“Foi um privilégio acompanhar a Orquestra de Violeiros do Rio Jaguari, marcando uma verdadeira celebração desse amor pela cultura caipira. Interessante também o bate-papo com o Adriano de Almeida que fez uma ponte entre a cultura popular com a cultura erudita clássica, fazendo uma conexão quando a poesia e a música ainda eram uma coisa só, abordando como elas se desenvolveram, destacando que não há fronteira entre a cultura erudita e popular”, pontua Garfunkel.
Programação
Além da Exposição nos Braços do Violeiro, o Cantos do Jaguari Festival terá eventos quinzenais até o dia 25/10 com apresentações musicais, bate-papo e exibição de filmes. No dia 20/09 será a vez do violonista e compositor Rafael Schimidt se apresentar. No dia 04/10 será exibido o curta-documentário “Vem Com o Tempo – Tradição e Fé da Região Bragantina” com direção Mário de Almeida, da Maravilha Filmes, e homenagem à Professora Neide Rodrigues Gomes. Já no dia 18/10 as apresentações musicais serão com Rike Viola & Agatha Pinheiro e Flor do Chitão. No dia 25/10 terá exibição do curta-documentário “Geada 1975”, com direção de Mário de Almeida, da Maravilha Filmes, e apresentações musicais de Júlio Santin e Beraldo.
Da HQ para Circulação
Publicada originalmente em 2019 pela extinta editora Red Clown, com apoio do ProAC, a HQ A Viola Encarnada é inspirada nas narrativas de mais de 80 clássicos da música caipira, a partir do enredo de Chico Mineiro, tentando desvendar o mistério do assassinato desse vaqueiro e violeiro a partir das letras de outras canções do repertório de viola. A introdução foi escrita pelo violeiro, professor e pesquisador Ivan Vilela e a obra foi indicada ao prêmio HQ MIX na categoria Melhor Adaptação em 2020.
Em 2024, o livro foi aprimorado e reeditado para entrar no catálogo da Z Edições, ao lado de mestres dos quadrinhos nacionais como Laerte, Adão, Sieber, Fí e Ricardo Coimbra. Nesta edição, o leitor também terá acesso aos QR Codes para ouvir as músicas abordadas no livro.
Entre fevereiro e setembro de 2024, a exposição dos originais do livro “A Viola Encarnada” circulou pelo Programa de Ação Cultural (ProAC Circulação) por 6 cidades do Estado de São Paulo: Casa Lebre (Bragança Paulista); Museu do Folclore (São José dos Campos), Centro Cultural Casarão – Festival Viola da Terra (Campinas), Museu Magma (Botucatu) e Centro Max Feffer – Museu Tião Carreiro (Pardinho) e Instituto Elpídio dos Santos (São Luiz do Paraitinga). Entre 07/02/2025 até 22/03, a mostra esteve no Espaço Cultural Rudolf Steiner, em São Paulo
“O interessante da montagem no CAntos do Jaguari Festival é poder trazer a exposição, depois da circulação ‘Nos Braços do Violeiro’ por vários espaços de cultura em seis cidades no Estado de São Paulo, para esse centro cultural que, além dos ensaios da Orquestra e cursos de construção de viola, é um local de estudo da cultura popular e caipira, ou seja, um local que promove encontros diversos. É uma grande satisfação participar do Festival”, declara Garfunkel que trocou a capital paulista pelo interior e atualmente reside na região. A exposição ‘Nos Braços do Violeiro’ ficará em cartaz até dia 25 de outubro e a visitação acontece aos sábados, a partir das 17h.
Sobre a realização do Cantos do Jaguari Festival, ele destaca a importância de reunir integrantes de grupos de cultura popular de cidades da Região como Atibaia, Joanópolis, Piracaia, Bom Jesus dos Perdões, Socorro e Jundiaí. ‘Será um grande encontro de cultura caipira da Região com várias manifestações de relevância nesse cenário, permitindo uma verdadeira imersão sobre a temática, unindo gerações e proporcionando grandes momentos”, afirma Garfunkel.
Integrando a exposição da HQ, Garfunkel conta que haverá um espaço especial reservado para homenagear a inesquecível Inezita Barroso, cantora, instrumentista e pesquisadora que neste ano celebra seu centenário. “Há duas obras que fiz na residência artística com Camilo Solano e Bárbara Ipê e que estavam expostas no Museu do Tião Carreiro, em Pardinho, juntamente com parte do acervo da família da Inezita”, explica.
Recursos de acessibilidade
Para propiciar uma imersão na ‘HQ A Viola Encarnada’ como um todo, a exposição disponibiliza áudios das mais de 80 músicas do repertório caipira. O material possui recursos de acessibilidade como audiodescrição, textos em braile. Por ser uma exposição multidisciplinar sobre um instrumento singular que marca a nossa história musical, um dos objetivos dos idealizadores é compartilhar o conteúdo com um público diverso, inclusive estudantes, universitários e grupos de idosos e outros interessados.
“Essa é uma exposição que mescla Arte Contemporânea, História em Quadrinhos e Música Caipira, por isso a intenção em cada uma das cidades por onde passamos é dialogar, trocar e aprender com os agentes locais de cada um desses campos”, explica João Carlos Villela.
Serviço:Exposição Nos Braços do Violeiro no Cantos do Jaguari – Festival Horários de visitação: Aos sábados, às 17h. Em cartaz até 25/10 Local: Centro Cultural Francisco Assis Pimenta
Endereço: Rua Artur Bernardes, 268 – Vila Municipal – Bragança Paulista/SP
Informações: @yurisopa e @violeirosdoriojaguari2023









Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.