Eu devo começar esse artigo falando que sempre fui fã do Aranha, suas histórias eram boas, divertidas, tinham o clima menos pesado e me faziam ver os quadrinhos, mais do que qualquer outro personagem, como uma forma de diversão despreocupado, mas sempre com aquela conotação séria, mostrando, mais do que qualquer outro, que um herói também tem responsabilidades. Isso foi antes, quase 20 anos atrás. Hoje, o herói morreu para mim.
Não quero ser alarmista, mas simplesmente está havendo uma seqüência de péssimas histórias envolvendo o herói que eu temo pelo futuro. Mas isso, se ponderarmos cuidadosamente, já vem acontecendo há anos com o herói.
O primeiro fato alarmante na carreira do herói se deu com a saga do clone. Por muitos anos o Chacal foi um péssimo vilão, usando-se da premissa de sua paixão por Gwen Stacy, ele atazanou a vida de Peter criando clones e clones dela para tentar matá-lo. Desta vez, surge ao invés de um clone de Gwen, um clone de Peter. Um não, dois! Ben Reily e Kane, o primeiro clone que ficou deformado.
Em dado momento, faz-se acreditar que o Aranha que sempre conhecemos, Peter Parker, na verdade era o clone e que Ben seria o Peter verdadeiro. Por alguns meses Ben substituiu Peter como o Aranha, inclusive sendo ele o Aranha que participa do crossover Marvel vs DC. Como os fãs reclamaram ardorosamente, o status quo ante foi reestabelecido, com Peter voltando a ser ele mesmo e Ben morrendo em combate. O responsável por essa saga foi Howard Mackie, bem, a vida continua.
Peter estava nas suas, voltando a dar aulas, MJ grávida, quando ressurge das cinzas seu maior vilão: Norman Osborn, o Duende Verde original. Com uma desculpa esfarrapada, a conclusão de uma das maiores sagas do Aranha, a morte de Gwen Stacy, acabou sendo jogada fora ao Norman dizer que sobreviveu ao empalamento por seu jatinho graças à sua fisiologia modificada pelo soro que corre em seu corpo. Pusta balela!!
Você sobreviveria a isso? Norman Osborn sobreviveu!!!
Ou seja, agora temos Norman de volta a vida de Peter. MJ está para ter sua filha e Peter louco da vida com Norman. Ao nascer, a filha de Peter é dada como morta e levada por uma mulher que trabalhava para Norman. Nunca mais vimos a pequena May Watson Parker.
Anos se vão e descobrimos que tia May sabia da identidade de Peter durante uma luta contra o vilão Morlun, isso durante outra saga que mostra que os poderes de Peter nasceram de um totem aranha e que ele nada mais era que a nova geração de guerreiros totêmicos. Vocês estão me seguindo? Peter, que pensava ter a origem de seus poderes na ciência, um fruto da geração nuclear da década de 60, agora poderia ter seus poderes graças a algo místico. Ridículo!!!
Então, como se já não bastasse, surge a pior saga da história do Homem Aranha, na minha mais que humilde opinião. Uma saga que simplesmente ferrou com todos os leitores antigos e com sua adoração pelo status de Gwen Stacy no universo Marvel.
Para os leitores novatos, Gwen foi a segunda namorada de Peter (lembrando que ele namorou Betty Brandt por um tempo) e ela tinha todo um ar sincero, inocente, algo que jamais foi sequer tocado, tanto que na graphic novel, Marvels, esse status é demonstrado exaustivamente ao leitor. Gwen era uma pessoa fantástica, inteligente e que sempre estaria no coração de Peter por ter sido assassinada brutalmente por Norman Osborn.
Pecados Pretéritos, de J. Michael Straczynski e desenhada pelo brasileiro Mike Deodato, acaba com isso de forma explosiva. Na saga, uma retcon (ou seja, uma história que muda o passado), Gwen, quando estava em Paris, tem um romance fervoroso com Norman Osborn no melhor estilo filme pornô de ser e engravida dele, tendo seus filhos em poucos meses (graças a fisiologia modificada de Norman), um casal de gêmeos, que reaparecem após todos esses anos, já crescidos, para matar Peter. por pensarem que ele havia sido o causador da morte de Gwen. A idéia foi tão ridículo que após o término da saga simplesmente eu queria queimar minha coleção do Aranha.
Mas o pior ainda estava por vir. Para atrair mais fãs graças aos filmes, a Marvel resolveu mudar mais uma vez o Aranha, e dessa vez ele iria ter de “morrer” e renascer com lançadores de teia naturais e espetos no melhor estilo Wolverine. Isso na saga do “Outro” que foi ridícula ao ponto dele morrer e ninguém falar nada sobre isso na comunidade heróica, já que ele renasceu em questão de horas.
Agora, após a loucura da revelação de identidade durante a Guerra Civil, o ferimento fatal em tia May (por que você não morre sua velha coroca?!) e começa Um Dia a Mais (One More Day), em que, através de um pacto com o Mefisto, Peter entrega o amor que tinha por Mary Jane em troca de todas as desgraças de sua vida serem apagadas e ele voltar ao status filme quo! E o que o Quesada tem a falar sobre isso, “É mágica, não temos que explicar isso”.
O vídeo acima mostra o que os fãs tem a dizer sobre a saga e Joe Quesada!
Ou seja, agora Peter rejuvenesceu, ainda mora com a tia, MJ é uma mera amiga, Harry Osborn está de volta (vou queimar a coleção depois dessa) e pásmem, ninguém se lembra da identidade do Aranha, mesmo ele ainda estando entre os Vingadores. Agora, me expliquem uma coisa. E todas as interações que MJ teve com os Vingadores, Quarteto, Demolidor e tudo mais? E as histórias que ela tomou parte principal? O próprio Venon tem papel importante aqui, afinal, em sua primeira aparição, ele molestou MJ, o que fez Peter ter um ódio mortal dele, e agora?
Já Osborn, agora como diretor dos Thunderbolts, terá um novo papel, porque, se tudo voltou a como estava antes, Gwen nunca teve os filhos de Osborn e voltou a ser a adorada namorada falecida de Peter, a não ser que isso tenha sido apagado também. Joe Quesada conseguiu o que muitos escritores e editores tem tentado: Acabar com o Aranha para os fãs antigos.
Vendo-se a coisa de um ângulo mais imparcial, há anos eu deveria ter parado de comprar a revista. Nada, absolutamente nada foi feito com o personagem que me agradasse totalmente. O que se via era uma série de histórias sem graça, cheias de furos e com finais totalmente desprezíveis. Nenhum ser amaldiçoado na Marvel se tocou que a tia May tem que morrer? Ela é uma das poucas coisas que fazem o Aranha ficar preso as suas amarras iniciais, aos anos Lee/Ditko, quando tudo era inocência.
Não se pede uma mudança radical na atitude do herói, mas apenas uma adaptação a esse novo mundo, em que nem sempre ser o “amigão da vizinhança” serve. Vez após vez ele foi espancado, sua vida virou de pernas para o ar e, ao invés de amadurecer o herói, infantiliza-se este com fatos totalmente fora de seu controle que o fazem deixar de ser um herói adulto. Porque não fazer ele beber uma poção da juventude eterna, em que Peter sempre terá 15 anos de idade? Aí não se teria mais preocupações com relacionamentos, problemas no trabalho, etc… Peter sempre seria um moleque brincalhão fazendo palhaçadas para os leitores.
Quesada quer isso, Quesada conseguiu isso, agora, nos basta sofrer com mais esse retcon que simplesmente reiniciou a carreira do herói aracnídeo. Daqui a pouco chamam o Byrne para um outro renascimento!
É com essas e outras que declaro, que, até a vida de Peter voltar ao que era, com Mary Jane casada com ele e com a tia May morta, eu não volto a ler nada do Aranha. Deixo ao resto dos leitores que se dignifiquem a fazer o mesmo, para o bem da franquia, tanto nos filmes quanto nos quadrinhos.
J.R. Dib
Mandei e-mail pra Panini protestando, e depois de mais de uma década acompanhando o herói, estou pedindo pra sair.
Lamentável.
Ah, você esqueceu de mencionar que a pequena May foi depois levada por Kaine, que sabe-se lá por onde anda (ainda mais depois de Um Dia a Mais).
O Quesada achou que o homem aranha vende mais sendo parecido com a época na qual ele era estudante, com os Osbornes vivos, etc etc etc…
Acho que foi uma época boa, mas o personagem tem que evoluir!
O Quesada acha que não pode, então faça-se a vontade do dono!
Creio que em breve deve ser dado uma reviravolta nisso!
Senão haverá uma descontinuidade no próprio universo Marvel, afinal todos conhecem sua identidade, e ele continua nos vingadores (eu acho!)….
Belo texto. E sem mais comentários sobre toda essa palhaçada.
O Melhor Homem-Aranha “alternativo” é o Miguel O’Hara (Spiderman 2099). hehehe! Vai ver a Marvel está fazendo uma campanha velada de destruição de seus herois clássicos, para preparar o terreno para 2099. 😛
A saga ” O Outro ” foi triste, verdade.
Eu não acompanho as revistas do Homem- Aranha exatamente por causa dessas cagadas. Quando eu comecei a colecionar HQs, pensei em comprar a revista do Aranha e saiu essa cagada. Desisti na hora.
O jeito é comprar Homem-Aranha Millenium, pra curtir o Aranha Ultimate.
Melhor opção seria investir no Marvel Age.
Acompanhei o Aranha desde o final das Guerras Secretas até um pouco depois da era McFarlane. Ô época boa.
Bom… é até dificil comentar sobre esse assunto, mas o problema é que o Homem-Aranha anda vendendo como nunca lá fora… no último mês foram 360 mil Amazing Spider-Man vendidos, colocando o Homem-Aranha com vendas maiores que qualquer outro personagem e que a Crise Final…
Sinceramente acho que vão dar uma explicação pro Mefisto, mandando qualquer histórinha para explicar pq Peter aceitou e explicando também o que a Mary Jane disse baixinho, assim muitos fãs vão ficar menos irritados.
Eu como fã do Aranha vou voltar a ler as revistas agora, acho que é um bom momento para colecionar novamente as revistas no Brasil… afinal não custa nada dar uma chance pro personagem mais querido dos quadrinhos.
Salvador, esse argumento “Maior Vendas” não cola.
É um bom momento para os leitores procurarem títulos melhores, isso sim. Ainda mais fora do eixo DC/Marvel.
Camino, quais são suas fontes de informação sobre as vendas das revistas nos EUA?
Porque é a segunda vez que você cita informações “suspeitas” sobre o assunto. A primeira foi quando você disse que ASM 569 esgotou no primeiro dia, e eu até comentei sobre a estranheza da informação de acordo com a lista de vendas lkistada no Newsrama. Aquele post seu (bem como o meu comentário, que é o último) estão no link abaixo:
http://www.ambrosia.com.br/2008/08/29/amazing-spider-man-569-esgota-no-dia-de-lancamento/
Agora você diz que em setembro o AMS vendeu mais de 360 mil edições?
Não de acordo com esse link:
http://www.icv2.com/articles/news/13519.html
Nem juntando os quatro números de ASM publicados em setembro eles chegam em 360 mil (todas juntas chegam a 260 mil).
E mesmo assim, considerar as vendas de todas as revistas juntas é uma estratégia não muito honesta para comparar vendas. Vendas devem ser comparadas consederando apenas uma edição, não tem nada a ver juntar várias edições.
Considerando edições individuais, a ASM melhor posicionada ficou em 10º lugar, atrás de lixos como Hulk e Ultimates 3 (aliás, o fato de Hulk 6 estar em segundo lugar prova definitivamente que qualidade não tem nada a ver com vendas).
10º lugar é a posição média em que ASM ficava antes de One More Day. Sinto informar, mas o Quesada na verdade não conseguiu nada além de destruir o personagem. Nem aumento significativo de vendas ele teve.
Eu diria que esse é um bom momento pra parar de colecionar a revista do heróis (que é exatamente o que eu vou fazer).
@ Lam
Melhor você ler antes de comentar, pois o que você disse se referindo ao que escrevi não faz o menor sentido. Eu nao falei que era bom ou ruim, só falei que está vendendo muito bem e por isso não deve ser cancelado ou mexido tão cedo.
@ André
Quanto ao artigo do Amazing Spider-Man 569, antes de você criticar acho melhor procurar se informar melhor. Você achar suspeito ou não não diz nada. Confira a notícia “”Amazing Spider-Man” #569 sells out on release date” em http://www.comicbookresources.com/?page=article&id=17868
Você também deveria ler as palavras antes de falar besteira, a fonte que você citou é de vendas estimadas para o mês de setembro, já as vendas concretas você pode conferir no link http://www.newsarama.com/comics/081020-diamond-sales-charts.html
E têm razão quando disse q eu errei, pois contei errado na pressa, na verdade deu 407 MIL GIBIS VENDIDOS de Amazing Spider-Man, sendo que três deles figuraram no top 15.
120.75 unidades vendidas de AMAZING SPIDER-MAN #570
110.04 AMAZING SPIDER-MAN #572
107.87 AMAZING SPIDER-MAN #571
68.52 SECRET INVASION AMAZING SPIDER-MAN #2
Agora André, após todas besteiras que você falou, dizer que não fui honesto é totalmente descabido. Eu falei que Amazing Spider-Man vendeu isso, não disse que uma edição vendeu. Peço por gentileza que tenha mais respeito ao comentar aqui, tanto para com os autores do Ambrosia quanto para com a inteligência dos leitores que acabam lendo este tipo de calúnia.
O que dizer? Como fã do Aranha, parabenizo o Dib pela sua força de vontade, por ter aturado as loucuras que fizeram com Peter por tanto tempo. Quando, na saga do Clone, inventaram que o “Peter era o clone e o Ben era o Peter original”, eu imediatamente parei de ler HQs. Dei todas as minhas revistas para um amigo. Fiquei sabendo do fim da saga anos depois.
Apenas recentemente, com Civil War, tive coragem de voltar a ler alguma coisa. Isso com o incentivo do meu amigo Felipe Velloso. Mas mesmo ainda sendo meu personagem favorito, ler o Aranha ainda não dá não.
Q tristeza para os fãs do Aranha, nunca curti ele mas isso jah eh sacanagem demais e ninguem merece.
Sinceramente, o único saldo positivo disso aí foi a ressureição do normam, que é um ótimo personagem e que figurou em histórias muitos boas desde a ressureição, destaque para sua atuação como líder dos thunderbolts…. Que é muito boa…
Por sinal, ao que tudo indica, ele será cada vez maior, desde sua total ascensão ao título de herói da secret invasion….
Por sinal…. é o Felipe….
LAMENTAVEL
triste
acabaram com o aranha
10 ANOS EU DISSE 10 SEM BOAS HISTÓRIAS.
UMA PENA.
Camino, você acabou de confirmar o que eu já tinha dito nos meus dois comentários.
Seu link no CBR news confirma que a edição 569 esgotou no primeiro dia, mas mesmo assim o ranking de vendas do newsrama que eu postei mostra essa edição numa insatisfatória 14ª posição. Como você explica que uma revista que tenha esgotado no primeiro dia esteja numa posição tão baixa? Repetindo minha teoria do post passado: só se a Marvel imprimiu poucos exemplares, pra mesmo sem vender tanto a revista esgotar rápido.
Nesse mesmo ranking do newsrama ASM 568, que foi lançada antes e sem nenhum alarde por “esgotamento de edições”, está em 7ª posição.
Já o link que você postou com o ranking de setembro, não mostra a quantidade de revistar vendidas, mas confirma o que eu tinha dito de que a ASM melhor posicionada ficou em 10º lugar.
E você ainda diz que eu falei besteira? Você confirmou o que eu disse.
E da forma que você falou sobre as vendas dá sim a entender que estava falando sobre uma edição apenas, até porque não faz sentido comparar vendas de três edições pra comparar com outros personagens que só tem uma. É lógico que mesmo que eventualmente venda relativamente pouco por edição, tendo três edições mensais as vendas totais vão superar qualquer personagem que tenha apenas uma edição mensal. Você não mentiu, apenas soltou uma informação incompleta que leva a uma interpretação equivocada sobre a real situação de vendas nos EUA.
Ops vi agora a quantidade de revistas vendidas, realmente o Newsrama mostra.
E eu somei aqui e deu 338,66 mil (pra dar 407 você contou Secret Invasion ASM, que na verdade não conta porque é uma mini série ligada a Secret Invasion, não é a revista regular).
Recomendo um curso de interpretação de texto para você, em momento algum eu busquei dar entender que era uma única edição. Não interessa se a Marvel vendeu 10 ou 20 revistas, as notícias que eu publiquei não possuem nada de “suspeito” como você acusou. Se uma revista faz parte da Invasão Secreta também interessa nem um pouco, o que eu busquei dizer é que Amazing Spider-Man vende muito e que por isso não deverá ser modificada como o JR queria.
Parece que você quer descontar aqui suas frustrações com a Marvel.
Mas Secret Invasion: ASM não é a revista ASM. É uma mini série em três edições, separada, que não tem nada a ver com ASM. Talvez você deva treinar interpretação de texto.
Se você está contando até mini-séries, então é muita apelação pra tentar fazer valer seu ponto de vista. Daqui a pouco você vai estar contando Ultimate Spider-Man, Amazing Spider-Girl, Marvel Age ASM…
Eu estou frustrado sim com o que foi feito com o personagem em Um Dia a Mais, mas você está fantasiando um mundo onde ASM é atualmente sucesso absoluto e inquestionável e líder total em vendas, e talvez você devesse interpretar melhor as informações e botar mais o pé no chão.
[Nota por Camino]
Este comentário foi moderado por conter insinuações e acusações infundadas.
Eu acho que a única forma de ressuscitar a imagem do homem aranha é uma luta com um Tyranossauro no topo da torre Eiffel. Eu realmente não vejo outro caminho. Parabéns pelo texto, JR
Os animos estão exaltados…
Eu estou perdido… Afinal HA esta vendendo muito ou não …
As mudanças estão surtindo efeito?
Eu pessoalmente não sou muito fã de mudanças drasticas. Claro que eu gost de historias grandiosas, porem nem todas precisam causar mudanças que seram esquecidas um dia não muito distante.
Continua vendendo muito, porque fanboy é tudo bitolado, hehehe!
Isso é fato. Mas os fãs antigos estão com os nervos à flor da pele.
vende bem por que 90% dos leitores de quadrinhos são burros.
é os editores marvel/dc adoram isto.!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
j.r.dib falou tudo que estava preso na minha garganta eu parei de ler as revistas da aranha asim que surgirão os dois filhos de gwen com norman, simplismente ridiculo e o que posso dizer se tivesse continuado a ler eu ja teria colocado fogo em todas minhas revistas revistas antigas mas tenho esperança que um dia volte a ler as maravilhosas historias do aranha com roteiros diginos do nosso heroi.
Não entendi bem esse trecho do artigo: “O próprio Venon tem papel importante aqui, afinal, em sua primeira aparição, ele molestou MJ, o que fez Peter ter um ódio mortal dele, e agora?”. Isso significa que ela foi violentada pelo Eddie Brock, é isso? Isso ocorreu em ASM 300?
Quanto às mudanças em O Outro gostei de todas elas porque é natural os organismos evoluirem, então cedo ou tarde Peter deveria produzir suas teias naturalmente. Até porque eu me perguntava isso quando conheci o Homem-Aranha pela primeira vez através dos desenhos da Globo. Por que diabos ele faz tudo que uma aranha faz menos produzir teias?
Ele passou a enxergar no escuro (o Batman deve tá com inveja), sentir vibrações em suas teias como as aranhas fazem, expulsar ferrões dos antebraços em situações de extremo perigo. Só não gostei da idéia dele planar como aconteceu quando ele estreou o uniforme que ganhou do Stark. Há muito tempo a Marvel vem fazendo isso retardando a evolução de Peter. Eu adorava ver o cara casado e feliz com a esposa, sem segredos com a tia e lutando para melhorar de vida. E agora tudo se foi. É lamentável. Ele era um dos poucos heróis casados que discutiam o relacionamento.
Quanto à saga Pecados Pretéritos, não foi idéia do Straczynski que Norman fosse o pai, mas sim do Quesada. Li isso no omelete há muito tempo, Straczynski queria que Peter fosse o pai, mas Quesada achou que pegaria mal para Peter se ele e Gwen tivessem transado naquela época e ela escondido a gravidez dele. Quer dizer que ela era recatada, comportada e amava Peter, portanto só fariam sexo depois do casamento, mas de repente num dia qualquer se sentiu tão atraída por Norman que resolveu fazer com ele. Isso é ridículo, só podia ser idéia do Quesada que deve tá Lesado.
E em função dessas mudanças estou mesmo querendo sair do barco. Ainda mais depois que descobri a maravilha que é o selo Vertigo (Sandman, Hellblazer), vocês deveriam experimentar.
Rapaz, tb sempre fui fã do Aranha. Porém abandonei minha coleção há tempos (tempos depois da saga do clone), e não tenho o menor interesse em ler as péssimas estórias que vêem sendo criadas para o personagem.
A Marvel estragou o melhor heói de seu universo. Assino em baixo a sua opnião J.R.
As historias estão pessimas realmente é uma vergonha para nós q gostamos ou gostavamos do aranha.
para min as historias em que ele começou e namorava gwen eram melhores amava como ele falava de gwen o amor deles era lindo nao gosto dele com mary jane e insoso demais tanbem acho que uma das historias que ferrou com peter foi pecados preteritos, pois e sem pe e nem cabeça gwen dorme com norman osborn, gwen foge de peter gravida de norman e tem as crianças na europa na casa dos tios e exige de norman que ele fique longe de seus filhos e que devido a ele nao ser um bom pai para harry nao seria um bom pai para seus filhos . ela diz que vai contar a peter e ele vai ajuda-la a criar os filhos do norman . quem lembra sabe que norman osborn e o inimigo n1 de peter/aranha ai esse babaca inventa isso pior na briga de gwen e norman mary jane descobre a gravidez de gwen e os filhos e esconde de peter tem mais ja crecidos gabriel e sara procuram peter alegando que ele e o pai deles e que ele matou gwen peter atorduado vai ate o cemiterio e pega parte dna de gwen e comprova que gabriel e sara sao mesmos filhos de gwen , vale lembrar que essa historia foi ridiicula nas historia do aranha porque peter corno , osborn alem de pisicopata e louco tarado ecom dois filhos escondidos joga para peter a morte de gwen , mary jane a esposa santa e mum pedestal nao contou para peter da traiçao de gwen nossa sinceramente um fiasco esse arco joga no lixo que e melhor o pior dito pelo o autor a historia teve intervençoes dos editores da marvel os filhos seriam do peter mais deixariam o cabeça de teia velho e daria a ideia de que peter e gwen tiveram uma noite de amor antes do casamento babaca porque mexeu na historia deixaria a historia como estava the amazing spider-man 121 a morte de gwen sem mexer na parte em que ela foi a europa para ver os tios ao inves de colocar essa merda de historia
Não há o que dizer tenho 44 anos e depois da saga dos clones parei de ler o Aranha e pelo visto foi a melhor coisa que fiz, é uma pena o que fizeram com um dos heróis mais carismáticos da Marvel.