A Marvel e a DC vivem em uma competição constante, porém essas duas grandes editora pelo que parece chegaram a um acordo mútuo e decidiram mudar o status quo de seus respectivos universos em 2008 a fim de que em 2009 nada mais fique como era ante, a começar por seus heróis.
Em Guerra Civil, a Marvel começou todo o processo que iria mudar os parâmetros do que seria o bem e o mal no universo dos X-Men e cia. Homem de Ferro e Capitão América que outrora eram grande companheiros nos Vingadores, se vêem em lados opostos de uma ideologia onde cada um iria até onde fosse preciso para protegê-la e isso custou caro, para ambos os lados.

Capitão América, Steve Rogers, morre ao final da saga e Tony Stark passa a conviver com a culpa da morte de seu tão estimado amigo de tempos atrás. Algumas edições a frente vimos que Bucky, o ex-parceiro de Steve Rogers se torna o novo Capitão América.
Bucky, que também havia sobrevivido a explosão do avião, havia se tornado o Soldado Invernal e após a morte de seu ex-mentor, se vê na obrigação de levar em frente todo o legado do Capitão América. As revistas nunca venderam tanto como têm vendido com Bucky empunhando o escudo com estrela, aparentemente matar Rogers e colocar alguém mais novo e menos antiquado como Bucky foi a solução perfeita para as histórias sem sal do Capitão América.
Como podemos destacar essa mudança positiva? Bucky mostrou ser um personagem de atitude, ele utiliza uma pistola além do escudo o que acho isso fantástico, seria como uma representação contemporânea dos EUA na nossa atualidade, sem ficar naquele marasmo clássico que Steve Rogers representava, ele era um homem da época da 2ª Guerra que vivia em nossa sociedade, cheio de suas atitudes antiquadas que o tornavam cada vez mais sem graça.
Enquanto que a Marvel reformula todo o seu herói mais emblemático, a DC começa com uma mudança um pouco discreta antes de chegar até seu prato principal: Batman.
Na nova Liga da Justiça, a DC simplesmente pega Roy Harper (ex-Ricardito, ex-Arsenal e ex-usuário de drogas) como o portador da chama do legado do Arqueiro Verde (que havia se tornado prefeito de Star City). Assim, Roy se torna o Arqueiro Vermelho e entra como membro da equipe.
Já perceberam um padrão nisso? As duas editoras resolveram pegar seus sidekicks mais antigos e colocá-los no lugar de seus mentores que morreram ou simplesmente se aposentaram.
Porém a mudança mais drástica ocorrerá com o homem-morcego. A DC, no arco Batman R.I.P revirou o passado de Bruce Wayne e fez toda a origem do Batman ir por água abaixo. O descanse em paz do título não significa que necessariamente houve uma morte.
A morte que ocorreu foi a morte de toda a ideologia que fez Bruce se tornar Batman, e ao ter isso jogado na cara o que ocorrerá com Bruce Wayne e Batman? O que isso acarretará na vida de todos em volta de ambos os personagens? Se Bruce desistir do manto de Batman, quem seguirá com seu legado? Dick? Jason? Tim?
Todas essas dúvidas serão reveladas no decorrer do ano que vem na minissérie Battle for The Cowl (Batalha pelo Capuz). Particularmente acho que Dick se sairia bem como Batman, ele seria a escolha mais óbvia e a mais coerente. Grayson já provou no decorrer dos anos ser um personagem maduro o suficiente para poder substituir Wayne por debaixo do capuz, lógico que ele nunca será tão bom quanto seu antecessor mas acredito que ele poderá fazer coisas sensacionais.
Se Wally West conseguiu substituir Barry Allen com maestria, chegando a competir de igual para igual com seu mentor o título de melhor Flash, por que isso não poderá ocorrer com Bucky, Roy e Dick?
Uma coisa é certa, nada mais será como antes. Que venha 2009 com suas novidades!















Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.