O que Watchmen tem a ver com Star Wars? Com agora o sucesso de Watchmen, os autores dos quadrinhos ficaram ainda mais conhecidos, mas o que poucos sabem é que ambos artistas, tanto o ilustrador Dave Gibbons e o escritor Alan Moore, já contribuíram com seus trabalhos para o universo de Star Wars.
A primeira peça de Gibbons foi no segundo jogo de cartas Star Wars Galaxy da Topps. A série popular de cartas nos EUA trazia uma carta desenhada por Gibbons com C’3PO marchando como um prisioneiro de um grupo de Jawas. “É ótimo ter a chance de fazer algo ligado a Star Wars. Eu amo a série desde quando vi sua estréia em 1977”.
Em 1999, a Dark Horse Comics publicou o Vader’s Quest, uma minissérie de 4 edições escrita por Darko Macan e ilustrada por Dave Gibbons. A historia é sobre Darth Vader que está obcecado em descobrir a identidade do piloto da Aliança Rebelde que destruiu a Estrela da Morte, e nesse processo, ele se vê envolvido em uma intriga em um planeta. Em seu trabalho em Vader Quest, ele disse: “Na minha carreira em quadrinhos, eu sempre tive sorte em poder fazer minhas versões de ícones tão populares (Superman, Batman, etc) e Darth Vader é uma figura tão mítica como todas essas. Além do mais, sua roupa é simplesmente a melhor de todas!”
Em 1999, Star Wars publicou uma verdadeira bomba quando o personagem Chewbacca morreu nas páginas de Vector Prime, o primeiro romance da série épica New Jedi Order. Com a reação dos fãs, a Dark Horse dedicou uma série de 4 edições em memória do Wookie. Escrita novamente por Darko Macan, teve um conto na edição de número 2 ilustrada por Dave Gibbons.
Foi durante o inicio dos anos 1980s que Alan Moore trabalhou em Star Wars. O padrão britânico de quadrinhos estava mais acostumado a edições semanais, assim, a série mensal da Marvel americana, tinha que ser transformada em publicações semanais, mas com o mesmo número de páginas que os ingleses estavam acostumados, o que levou a necessidade de criar material de Star Wars para ajudar a preencher essas páginas. Pouco do material escrito por Moore foi publicado originalmente nos EUA, sendo restrito ao Reino Unido. Apenas em meados dos anos 90, a Dark Horse publicou a coletânea Classic Star Wars: Devilworlds.
Todo o material de Moore em Star Wars era em formato curto, de 4 a 6 páginas, com a história mais longa tendo 15 páginas.
Segue abaixo uma pequena descrição de alguns de seus trabalhos.
O Efeito Pandora – A Millennium Falcon faz uma viagem a Attahox, onde Han Solo, Princesa Leia e Chewbacca se envolvem e tentam fugir de uma organização criminal conhecida por Torgaigne. Na tentativa de despistar seus perseguidores a Falcon, durante sua viagem, acaba sofrendo os efeitos no espaço de um estranho fenômeno astronômico conhecido por Hellhoop. Com isso, um portal dimensional se abre para a região de domínio dos Cinco, um quinteto de regentes malignos, que querem “brincar” com os novos visitantes. Durante a trama, Chewbacca conseguiu libertar algumas criaturas aprisionadas lá, incluindo uma entidade da Força.
A Consciência do Lorde Negro – No mundo de Cheelit, Darth Vader se envolve em um jogo similar ao xadrez chamado Firepath com a enigmática Lady Dhol. O jogo não é nada mais que uma distração para que Clat the Shamer, consiga vingar-se de Vader por todos seus crimes. Shamer, através de magia negra consegue lidar com as tropas imperiais ao redor do palácio da Lady Dhol, mas ao se deparar frente a frente com Vader, percebe que ele está preparado e esperando o confronto.
Rust Nunca Dorme – R2D2 e C-3PO chegam no planeta de Ronyards habitado por andróides. C-3PO avisa que o império chegará ao planeta atrás dos seus recursos de metais, mas os andróides estavam preparados para se defenderem.
Poxa, Fábio, muito bom o artigo!
O mais engraçado foi que as revistas do Moore (nem sabia que existiam) me pareceram pouco interessantes, enquanto as do Gibbons ao contrário (já li a série pós-morte do Chewbacca, muito boa), ainda que eu ache que o olho do Darth Vader esteja parecendo olho de animais filhotes cheios de brilho…