Antes de mais nada, vamos esclarecer que esta edição é o volume dois de seis da série de encadernados “Coleção 70 Anos“, que a Panini Comics está lançando em celebração do aniversário da editora. A primeira edição lançada teve como personagem o Superman e você pode conferir minha resenha aqui.
Bom, Lanterna Verde né? Nunca gostei muito desse herói, isso basicamente porque os lanternas possuem poderes praticamente sem limites e utilizam todo esse poder construindo brinquedinhos, além disso sempre achei que o John Stewart foi o maior Lanterna da DC, porém pelo fato dele ser negro isso nunca aconteceu. Opiniões a parte segue minha resenha.
A primeira história apresentada é S.O.S Lanterna Verde, publicada originalmente em Showcase 22 (1959), na edição é apresentada a origem do herói através dos textos de John Broome e da arte do imortal Gil Kane, como todas histórias de origem, é bastante fraca e trata-se apenas de um resumo dos fatos. Já a segunda história se chama O Planeta dos Condenados (Green Lantern 1, de 1964) e apresenta os Guardiões de OA, apenas ressalto que esta história basicamente repete a anterior e isso me chateou bastante, mas reconheço seu valor histórico no Lanterna Verde.
A terceira história, intitulada Anéis Energéticos à Venda, foi publicada em Green Lantern 31 e mostra um conto bizarro onde alguns alienígenas criam um plano absurdo de invasão que consiste em deixar o Lanterna maluco através de irradiação cutânea, fazendo em seguida o herói cometer atos insanos… essa história é mais do que recomendada para os leitores da Marvel quando algum fã da DC vier criticar Invasão Secreta. Perdido no Espaço (Green Lantern 74, 1960) vêm em seguida e é a quarta história da edição escrita por John Broome, nela temos tanto o Sinestro quanto a Safira Estrela – entidade maligna que divide o corpo com Carol Ferris.
Em O Mal Sucumbirá Ante Minha presença, de Green Lantern 87 (1972), finalmente uma história pelo genial Dennis O’Neal com arte do não menor Neal Adams, a história apresenta a escolha de John Stewart como Lanterna Verde e é simplesmente fabulosa, o que torna ainda mais inexplicável neste encadernado termos quatro edições escritas pelo Broome e apenas uma pelo O’Neal, sem dúvida alguma a melhor história do encadernado (e conseqüentemente a do Lanterna de todos os tempos?)
Em seguida uma edição que não merece aparecer nesta edição, mesmo marcando uma nova fase na vida de Hal Jordan, com o título de O Dia do Julgamento, a edição foi publicada em Green Lantern 172 (1984) e sob roteiro de Len Wein e arte de Dave Gibbons conta o retorno de Jordan a Terra após um exílio no espaço imposto pelas Guardiões. Em seguida Som & Fúria, uma clássica edição que mostra Hal Jordan e Guy Gardner saindo na porrada, perdendo os anéis para dois desajustados e tendo que retornar somente com sua coragem, a história foi publicada na edição Green Lantern 3 de 1990 com roteiro de Gerard Jones e arte de Pat Brodeck.
Velocidade da Luz, publicada em Flash & Green Lantern: The Brave and The Bold 2 (1999) é interessante e gostosa de ler, e isso mais do que basta para uma história em quadrinhos, porém deixa a desejar novamente quando falamos de uma edição que deveria ser mais do que especial. Já o Heróis do Amanhã, que foi publicada em DC First: Green Lantern / Green Lantern (2002), mostra Kyle Rayner junto com Alan Scott relembrando uma história do lanterna original com Hal Jordan, essa sim é um conto maravilhoso e mereceu ser adicionada entre as melhores. Por fim, a última história chama-se Vôo e foi publicada em Green Lantern Secret Files and Origins 2005, nela vemos Kyle Rayner e Hal Jordan numa visão emocionante e singela da tragetória de Hal, esta história fechou com chave de ouro a publicação.
Antes de fechar a resenha, gostaria de deixar claro que achei a publicação aquém do esperado, principalmente por apresentar somente história onde o Hal Jordan é protagonista, ainda mais sabendo que os outros Lanternas (Alan Scott, John Stewart, Guy Gardner e Kyle Rayner) são tão, ou mais, interessantes que ele. Sendo assim não recomendo a compra da edição, a não ser que esteja colecionando a série :p